AGENDA CULTURAL

27.2.20

Ter câncer é questão de estilo de vida? - Alberto Consolaro

Estilo de vida com exercícios, alimentação consciente e paz espiritual são as bases da prevenção de quase todos os cânceres!

O locutor Asa Branca transformou os rodeios em shows ao narrá-los com criatividade. Sua morte aos 57 anos foi descrita com explicitude em suas causas, um verdadeiro exemplo de que transparência ensina a todos! Vida estressante, doenças sistêmicas como Aids, cigarro, bebidas, drogas e muita vida sexual. Ele teve dois cânceres: um na orofaringe e outro no soalho bucal e base de língua.

ERROS E ACERTOS
Células atípicas ocorrem todos os dias no corpo, mas temos mecanismos que as eliminam e não as deixam proliferar e iniciar um câncer! Temos causas de câncer que atuam induzindo erros nas proliferações celulares (mitoses) e causas que atuam atrapalhando os mecanismos de defesa em reconhecer as células atípicas!

Você é o que come e o seu modo de viver! Agrotóxicos, processamento industrial de alimentos, radiações solares e as que são emitidas nas linhas de alta tensão e torres de telefonia, além de muitos antibióticos e hormônios na criação de animais. O alimento ultraprocessado é carregado de produtos agressivos e o ambiente em que vivemos é muito hostil às células!

Você também é o somatório de seus hábitos e vícios como fumar ativa e passivamente, tomar álcool, mascar e chupar produtos químicos, respirar a poluição dos carros e ainda viver em aglomerações urbanas que permitam a troca de muitos vírus carcinogênicos entre as pessoas como o HPV e o herpesvírus.

SETE CHAVES
Evitar o câncer é não ingerir coisas que modifiquem as células e cuidar dos mecanismos de defesa anticâncer. O que mais debilita o controle anticâncer é o estresse psicológico com preocupações, brigas, discussões, desavenças, implicâncias, competitividade e dinheiro. 

No estresse psicológico, há o aumento contínuo e diário de corticoides pela glândula suprarrenal em situações adversas, o que desorganizam e debilitam as células NK e as imunológicas, fundamentais para eliminar as células defeituosas do dia a dia potencialmente cancerosas.

Os segredos para prevenir o câncer são:
1). Vida calma, tranquila, sem disputas e mágoas com muito exercício físico. Evite relações conflituosas, exigentes e impositivas. “Ganhar” uma discussão, é igual perder um amigo! Não vale a pena.

2). No trabalho, faça o que goste, evite pessoas problemáticas e negativistas, procure uma função mais tranquila, mesmo que ganhe menos! Ganhar muito ou ser importante pode levar a gastar seu dinheiro sem qualidade de vida com um câncer qualquer! Trabalhar não mata ninguém, os caminhos para o câncer são desgostos e mágoas!

3). Seja assim desde cedo, a idade acumula os efeitos benéficos e maléficos das causas. Coma apenas alimentos saudáveis, saiba de tudo sobre o que come e durma muito bem!

4). Siga duas “leis” na vida: nunca esquente a cabeça por pequenas coisas e todas as coisas são pequenas!
Assim teremos menos cânceres. Você decide!
 
Alberto Consolaro – Professor Titular da USP na FOB de Bauru-SP 




Observatório

Apoptose – Junto com as células NK (Natural Killer) e as células imunológicas/inflamatórias que reconhecem e matam as células que ficam atípicas diariamente no corpo, tem-se ainda um terceiro mecanismo: a apoptose. Quando o gene p53 percebe que a célula que o contém está alterada e corre o risco de dar origem a um câncer, ele induz e desencadeia reações que a levam a sua morte silenciosa e natural.

Suprarrenais – Essas glândulas liberam vários hormônios que caem no sangue e desempenham funções de estimular e inibir alguns fenômenos fisiológicos. Liberam a adrenalina e noradrenalina relacionadas a tonicidade dos vasos e pressão sanguínea. O cortisol está associado ao metabolismo da glicose e proteínas, enquanto aldosterona controla o equilíbrio iônico e de líquidos nos tecidos. Em excesso, os hormônios da suprarrenal inibem a inflamação e a resposta imunológica.

LIBERADO 5G DA HUAWEI NA INGLATERRA


A campanha anti-5G chinês de Trump não funcionou no Reino Unido. O governo de Boris Johnson liberou o uso em suas redes de telecomunicações de produtos da Huawei, a companhia mais importante de tecnologia chinesa e a maior fornecedora de equipamentos sem fio do mundo!

Nenhum comentário: