AGENDA CULTURAL

21.10.20

Comportamento de dois senadores

 

Os ex-presidentes uruguaios Julio María Sanguinetti e José "Pepe" Mujica

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Eu tenho minha boa quantidade de defeitos, sou passional, mas no meu jardim faz décadas que não cultivo o ódio, porque aprendi uma dura lição que a vida me impôs, que o ódio acaba idiotizando, ele nos faz perder objetividade. (José Pepe Mujica - ex-presidente do Uruguai, e agora ex-senador) 

Acreditando na verdade, estou confiante na justiça, e digo que, logo tudo será esclarecido e provarei que nada tenho haver (sic) com qualquer ato ilícito de qualquer natureza. Acredito nas diretrizes que o grande líder e Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, usa para gerir a nossa nação. (Chico Rodrigues, senador brasileiro, licenciado por 121 dias, flagrado com dinheiro na cueca)

Disseram que o ídolo de Robinho, o acusado de estupro, é o Bolsonaro; de Messi, o argentino, é o Che Guevara. Não são meras coincidências. 

O senador José Pepe Mujica renunciou ao senado aos 85 anos porque não conseguia dar conta do mandato por causa da pandemia: “A pandemia me expulsou”, disse em seu discurso.

O senador Chico Rodrigues (DEM), por Roraima, acusado de desviar verbas públicas para a sua cueca, destinadas ao combate da Covid-19, para se afastar do Senado, precisou da pressão do Supremo Tribunal Federal para pedir uma licença, assim mesmo o seu suplente é o seu filho, que assumiu o lugar do pai, ou seja, ficou tudo em casa. É esse pessoal que tinha o discurso eleitoral de acabar com a corrupção no Brasil.

Não se trata de a esquerda ser honesta e a direita corrupta, a corrupção está nas duas alas. É uma questão de caráter, de cultura política. Julio María Sanguinetti, outro senador uruguaio, renunciou no mesmo dia que Mujica, dois líderes e adversários políticos, renunciaram nesta 3ª feira (20.out.2020) às suas cadeiras no Senado. Ambos concordaram, em acordo, em encerrar juntos suas carreiras políticas. 

O corrupto confunde público com particular, se ele está tomando conta do dinheiro de todos, seria um bobo, um tonto, caso não quisesse roubar. Político honesto para essa gente sem princípios é um sujeito anormal. O Brasil tem também bons exemplos, numa hora qualquer, escreveremos sobre eles. 


José Mujica nasceu em Montevidéu em 1935 e entrou em 1964 no grupo guerrilheiro Movimento de Libertação Nacional―Tupamaros. A ditadura militar o manteve preso por um total de 15 anos, incluindo um período de 12 anos seguidos que terminou em 1985. Foi um dos chamados “reféns” do regime militar, presos políticos que seriam executados caso seu grupo retomasse a luta armada. Seus anos de isolamento na prisão foram retratados em 2018 no filme Uma Noite de 12 Anos. (El País)

Julio María Sanguinetti Coirolo (Montevidéu, 6 de janeiro de 1936) é um político do setor batllismo do Partido Colorado (Uruguai), advogado, jornalista e historiador, presidente da República Oriental do Uruguai em dois períodos 1985-1990, 1995-2000. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília em 1986. (Wikipédia) 

EL PAÍS - LER A NOTÍCIA CLICANDO AQUI 


Nenhum comentário: