AGENDA CULTURAL

9.1.21

2020 - Vai deixar saudades? - Gervásio Antônio Consolaro


No inverno da minha vida, me sentia até orgulhoso de ter vivido, se não tudo, mas muita coisa desta vida.

Novos tempos, vi que eu não sabia de nada, dentro do meu mundo cristão, da ética, da honestidade, da solidariedade, do amor ao próximo e compaixão.

Começando pela China, o vírus foi fabricado ou não? Se não por que este país exerceu total controle da epidemia em seu território, só atingindo algumas cidades, já com a maioria da população vacinada. Vacina produzida em grandes quantidades, inclusive com investidores externos, com pronta exportação para vários países.

Brasil, a questão dos respiradores e os ditos EPIs, liberados legalmente pela União, para compra sem licitação, pelos estados, distrito federal e municípios, destes equipamentos, levando a uma corrupção vergonhosa, deslavada, pelo território nacional, claro que há exceções, também nas compras de hospital de campanha, leitos de UTI etc.

Além de um cenário político de disputa pelo poder, entre governantes, de vários níveis, atrapalhando toda a estratégia no tratamento do Covid-19, os mais necessitados da população sofrendo, indo a óbito, sem atendimento, por falta de leitos suficientes.

Agora a guerra das vacinas, todo fabricante quer chegar primeiro, para faturar horrores, em cima dos governos compradores, com toda a polêmica de terem sido devidamente testadas ou não para consumo humano.

Não bastasse isso, com todo esse cenário, 2020 com certeza entra para a história como o ano em que o mundo todo parou e acumulou uma verdadeira mistura de sentimentos: choro, medo, pânico, solidão, depressão, tristezas, incertezas e frustrações.

Médicos e profissionais de saúde exaustos. Cidades vazias. Cemitérios lotados de rico, pobre, velho, jovem, famosos e anônimos. Um vírus e milhões de sonhos cancelados. Um vírus e milhões de famílias destruídas.

A escritora brasileira Lya Luft postou nas redes sociais um texto bem verdadeiro, porém triste ...Disse: “Estamos todos na fila... A cada minuto alguém deixa esse mundo para trás. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente. E não dá pra sair da fila! Então, faça valer a pena a cada minuto da sua vida. Ame, sem querer nada em troca”. E lá na frente a gente vai olhar para trás e perceber que tudo o que aconteceu teve um propósito maior. Lá na frente, vamos ter a certeza de que nunca estivemos sós...

Que até no silêncio Deus estava ouvindo nossas preces. Lá na frente vamos continuar sentindo saudade daqueles que se foram, sim... Mas essa saudade não será de dor, mas de amor.

Por fim, como disse Bel César, psicóloga Budista Tibetana: “Não importa a intensidade do baque, qualquer pessoa pode voltar a enxergar caminhos com clareza, gestar novas ideias e sentir vontade de recomeçar”.        


Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.  

Nenhum comentário: