AGENDA CULTURAL

20.8.21

Bom prato - bom para todos - por Eliane Martos

 

O Restaurante “Bom Prato” é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de cada município onde está instalado.

As refeições são balanceadas, feitas com alimentos saudáveis e preparadas com orientações nutricionais.

O programa Bom Prato foi criado com a finalidade de garantir a segurança alimentar da população mais carente, visto que a refeição é servida pelo valor de R$1,00.

Por conta da pandemia, que assolou todo o mundo, inclusive o Brasil, o governo optou por servir o alimento em marmitas, a serem retiradas no local, no almoço e no jantar.

Com esta medida, obtivemos vitórias importantes:

1- Evitam a aglomeração de várias pessoas almoçando no mesmo local, lado a lado, sem máscaras.

2- Alcance maior da população que necessita deste amparo neste momento tão complicado, onde o desemprego, a inflação, a alta do combustível e tantos outros itens ameaçam a segurança alimentar não só de moradores de ruas, mas também de muitas famílias que antes se sustentavam, e hoje já não tem condições de manter uma alimentação saudável e buscam refúgio no Bom Prato.

3- A possibilidade de retirar, almoço e jantar, todos os dias, permitiu a esta população em situação de risco, levar o alimento para casa, compartilhar com os membros que não tem como se deslocar até o restaurante no horário da distribuição dos alimentos. Deixou de alimentar um e alimentou toda a família.

Infelizmente as refeições do sábado e domingo já foram suspensas, gerando preocupação e arrocho financeiro nas famílias de baixa renda que dependiam desta alimentação.

Agora o mais grave: foi anunciado que a partir de 30/08/2021 o restaurante Bom Prato de Araçatuba não servirá mais refeições para retirar.

Será apenas o almoço. As pessoas não terão mais o jantar. E a refeição voltará a ser servida no local (com aglomeração, utilização de pratos, bandejas e talheres a serem lavados, onerando mais os funcionários e aumentando o gasto de água), e não podendo ser possível levar o alimento ao familiar que por motivos diversos: por estar acamado, por ter dificuldade de locomoção, ou por trabalhar longe, não terão assegurado seu alimento.

A população clama às autoridades: governador, prefeito, vereadores!

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU.

As santas casas e hospitais continuam com leitos lotados, e alto número de resultados positivos para o Covid-19.

Questionamos se não há uma autoridade sequer disposta a impedir a aglomeração; a lutar para que continue a ser servido almoço e jantar para retirada, mantendo assim a segurança da população, tanto contra o Covid-19 quanto contra a fome?

Que esta decisão seja revista. Que a população seja ouvida e protegida contra a insegurança alimentar.

Que o BOM PRATO, seja BOM PRA TODOS!

Eliane Martos – escritora, jornalista, membro do Grupo Experimental da AAL


Nenhum comentário: