AGENDA CULTURAL

28.9.21

De onde vem a grosseria? - Alberto Consolaro

            


Sócrates disse: Quando você admite a ignorância, você está abrindo a porta da sabedoria!

Isto vem da ignorância e que não tem nada a ver com a falta de escolaridade e a ausência de diploma. A grosseria e a estupidez campeiam entre os que fizeram universidades, são “diplomados” nas “melhores” faculdades e cresceram nas “melhores” famílias. Mas como estas pessoas têm em si a ignorância e qual a explicação para isto?

FALTA E EXCESSO

A informação vem pronta no livro, jornais, computador, na aula e na internet, mas o conhecimento não! Conhecimento é individual e mentalmente construído a partir das informações recebidas e se faz isto por uma opção da pessoa.

A falta de informação não permite construir o conhecimento em nossa cabeça, mas hoje o problema não é este! O que existe é um excesso de informação, um bombardeio a cada hora, que para ser processada e virar conhecimento precisa de tempo, momentos para pensar ou refletir e vontade pessoal para se fazer isto. Uma pergunta: você criou este tempo, optou por selecionar e refletir sobre as informações que recebe?

As pessoas recebem informações que se sobrepõem uma sobre as outras e não viram conhecimento: são esquecidas, não recebidas, não processadas, não transformadas em nada! Enfim: muita informação é igual a uma grande ignorância pessoal. As pessoas que recebem muita informação, pensam que adquiriram conhecimento, quando apenas ficaram sabendo que aquilo existe e logo esquecem. Quem recebe e guarda a informação em arquivos, não significa que obtivemos o conhecimento:  ele advém da reflexão, compreensão e abstração.

ILUSÃO

 A ignorância mais requintada é a ilusão de que se tem o conhecimento, quando verdadeiramente não o tem! O pior ignorante é aquele que se acha esperto, inteligente e bem informado! Só ele tem razão, é o dono da verdade absoluta, aliás só ele tem raciocínio lógico, mas de fato nem cultura tem, pois nem sabe distinguir informação de conhecimento!

Hoje, poucos não têm acesso à informação. A maioria dos ignorantes são os iludidos digitais incapazes de analisar, refletir, criticar e optar de forma consciente e tolerante. É muito fácil identificá-los:

1) eles têm certeza absoluta em tudo que fazem e pensam, menosprezando a inteligência dos demais; 

2) acreditam em dogmas insanos e filósofos malucos; 

3) têm preguiça mental em questionar e refletir, sendo grosseiros com quem faz isto ao seu lado; 

4) cuidado com eles, são perigosos e de índoles ruins!

RELEXÃO FINAL

Do conhecimento vem a sabedoria e a civilidade, enquanto que da ignorância vem a grosseria! A grosseria é o antídoto do diálogo usado pelos ignorantes! Diálogo é um ouvir o outro e vice-versa, com tempo e com atenção, e isso se chama civilidade. E no diálogo há o tempo de escutar. Para escutar temos que entender que não somos o único a saber, que outras formas de ver e viver o mundo existem. Escutar, pois bem. É muito bom, até o silêncio diz coisas incríveis ao nosso cérebro.       

(Alberto Consolaro é professor titular da USP
em Bauru-SP

Nenhum comentário: