AGENDA CULTURAL

10.9.21

Torres gêmeas e mega-assalto

Quadro Vintage - Ecológico -Torres gêmeas
https://www.elo7.com.br

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Araçatubenses acabaram de viver uma tragédia, o mega-assalto. A ferida mal iniciou o processo de cicatrização, vai ter que reviver hoje uma outra, mil vezes maior, que completa 20 anos: a destruição das torres gêmeas, World Trade Center (2.973 mortos). 

Você, caro leitor, pode pensar que essa comparação pode ser absurda: Araçatuba e New York, pois 11 de setembro e 30 de agosto são datas separadas por 20 anos, mas os fatos foram norteados por naturezas idênticas: terrorismo. 

Nós não podemos esquecer a data do mega-assalto (três mortes e cinco hospitalizados), tratá-la com menosprezo jamais. Esse fato sangrento precisa constar da história da cidade, a exemplo do que fazem os norte-americanos, relembrando os 20 anos de 11 de setembro de 2001. Recordar é viver e prevenir-se. 

Na manhã de 11 de setembro de 2001, o garotão Consa estava com 52 anos, dando aula de redação para uma turminha de vestibulandos na sede da Academia Araçatubense de Letras, quando alguém chegou esbaforido, gritando a notícia.

Assistindo ao documentário "11/9: a vida sob ataque" (Globoplay), tive oportunidade de sentir de perto o sofrimento da população nova-iorquina com aquele ataque terrorista. 

Para a megalópole norte-americana, era mais um dia rotineiro, daqueles que não comemoramos muito quando amanhece, e eis que a desgraça ocorre para que tudo saia dos trilhos. 

Assim foi também no final modorrento de domingo, 30 de agosto de 2021. Não foi pouca coisa, caro araçatubense, aquilo que ocorreu conosco.

O ser humano não é bom por natureza, a civilização é que vai polindo a nossa barbárie. Não podemos afrouxar a sentinela da conscientização. Isso é um trabalho de todas as gerações. 

OUÇA PODCAST DA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE OS 20 ANOS

2 comentários:

Cinira Pereira disse...

Querido amigo,
Pode acalmar a minha angústia?
11 de setembro World Trade Center, o "inimaginável" provocado pelo terrorismo intolerante...
30 de agosto o "inimaginável" provocado por...???
Até hoje fico amedrontada,angustiada, triste, tentando encontrar um motivo que me explique o horror daquela madrugada.
Beijos para você e Helena.

Unknown disse...

Foi muito preocupante e quem ficou refém sofreu o pânico de terríveis momentos. Tudo por grande soma de dinheiro? Falta de amor ao próximo e valorização à vida.Falta também de bons principios.