AGENDA CULTURAL

24.11.21

Adoração ao bezerro de ouro (ou touro)

Correio Braziliense

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

"De um lado, um touro de bronze de 3,5 toneladas, com 3,4 metros de altura e 4,9 metros de comprimento, em posição de ataque em frente à Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street. De outro, um touro dourado, de 5 metros de altura e 3 de comprimento, em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.... " (Portal UOL)

Então o Senhor disse a Moisés: “Depressa! Desce imediatamente, porque o teu povo que trouxeste do Egito está a corromper-se; desviou-se e rapidamente abandonou as minhas leis. Fizeram para si um bezerro. Estão a prestar-lhe culto e a sacrificar-lhe dizendo: 'Aqui tens os teus deuses, ó Israel, que te fizeram sair do Egito!'" ((Dt 9.7-21, 25-29)
Se a Bolsa é de Valores, valor no sentido material, dinheiro, nada mais coerente que haja a adoração ao bezerro de ouro, como aconteceu ao povo judeu.
Quem foi o Moisés que salvou o povo da adoração ao dinheiro no século 21 na cidade de São Paulo? Os pobres que não aceitaram a heresia: No dia seguinte à inauguração, a obra amanheceu com um cartaz escrito fome colado no corpo do touro.
“O preço da carne no mercado aumentou, está tudo muito caro. Enquanto o Touro sinaliza um progresso, esse progresso de fato não existe, estamos vivendo um retrocesso" - escreveu no Twitter o presidente da ONG SP Invisível.
E assim a estátua Touro de Ouro, um bezerro adulto, foi arrancado da frente da casa que só valoriza o TER, o mercado, ou seja a Bolsa de Valores de São Paulo.
A história da humanidade anda em círculo, mordendo o próprio rabo do bezerro de ouro.

Um comentário:

Unknown disse...

O povo israelitas eram de dura servis,mesmo que foram alimentados com maná decairam muitas vezes.Ofereciam os filhos aos deuses que esculpiam.Hoje a ganância é a idolatria regida por corruptos etc.