AGENDA CULTURAL

24.11.21

O poder de sua voz - Gervásio Antônio Consolaro


Nossas pesquisas em busca da melhor comunicação entre as pessoas, trazemos hoje a importância da voz, do tom, da intensidade, do ritmo, etc. como decisivos para a boa comunicação.

     Abra a boca para falar e isso definirá você. A voz é uma parte forte de sua identidade. O som que emite pode acalmar, excitar, impressionar ou irritar. Os elementos  não verbais da linguagem, que expressam emoção e outros detalhes de informação, são conhecidos como paralinguagem  e revelam o sentimento  que se encontra por trás da comunicação linguística.

      Esses componentes não verbais incluem volume, ritmo e tom. Será uma mulher ou um homem, uma pessoa mais velha ou um jovem, baixa ou alta, gorda ou magra, em posição inferior ou superior na escala social? Sua voz revela segredos que você nem sabe que está escondendo.

      A voz é tão poderosa que você até pode ouvir um sorriso através do telefone. Acha que estou brincando? Pois quando você sorri, suas cordas ( se encurtam produzindo o efeito de ampliar as ressonâncias. Uma voz agradável é associada a características de personalidade  o efeito de ampliar as ressonâncias. Uma voz agradável é associada a características de personalidade, como domínio, competência, sensibilidade e calor. As sugestões vocais estão entre as várias maneiras de paralinguagem que você pode usar para expressar quem é.

      Durante minha primeira apresentação em público, depois de fazer curso de Instrutoria pela Escola Fazendária, em aula inaugural,  vivenciei um ataque de ansiedade de tal magnitude que quase desmaiei. De repente, minha boca pareceu encher-se de uma substância tão espessa como algodão, e eu não conseguia enxergar nada além de sessenta centímetros à frente.

       Sua voz não se restringe a tom, mas também a timbre e volume. Trata-se, ainda, de um atalho para que qualquer pessoa perceba quem você é.

      Tom é quão alta ou baixa é sua voz, Quando estamos nervosos, nossas cordas vocais se alongam, vão se estreitando cada vez mais, e o som fica mais alto. Um modo de domar essa fera é fazendo várias respirações profundas pelo diafragma        (respiração abdominal), para acalmar os nervos. Para homens, quanto mais baixo o tom ( som gutural), mais poderosos eles parecem ser, e também  mais atraentes, agradáveis e convincentes. Para mulheres, um tom mais alto é considerado sexy, mas esse ponto de vista não predomina no ambiente profissional.  

      Um tom de voz alto pode revelar excitação, mas também  pode fazer as pessoas pensarem que você é  mentiroso ou inseguro. Tanto homem como mulheres que demonstram grande variação de volume vocal são vistos como dinâmicos e extrovertidos.

      As pessoas não apreciam ouvir algo monótono por muito tempo. Aprenda a variar o tom de sua voz e, instantaneamente, mudará como é ouvido pelos outros.

      De certo modo falar rápido ou lentamente depende do cenário, mas também diz respeito à energia da pessoa: quem fala rápido tem mais energia do que quem fala devagar (fala vagarosa). As emoções afetam o ritmo do discurso. Se alguém estiver com raiva ou até mesmo muito entusiasmado, é possível que fale mais rápido, por outro lado, se estiver triste, se expressará lentamente.

      Por fim, estudos mostram que as pessoas que falam rápido são mais persuasivas e confiáveis, e acredita-se que sejam mais inteligentes e cultas que as demais. Quem se comunica depressa parece ter alcançado uma competência inconsciente, como se fosse uma segunda natureza, de despejar os fatos.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito. E-mail:  g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: