AGENDA CULTURAL

4.8.25

Mahatma Gandhi, Zatti e médicos

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

A verdade mora nos dois lados. Dizer que ela mora num lado só é unilateralismo. Com o espírito multilateral que abordo assunto: "médicos descontentes com Zatti". Esse assunto ocupou o noticiário local.

UniSalesiano tem a sua faculdade de medicina dentro do programa Mais Médicos, com bolsistas que têm uma contrapartida de trabalhar certo tempo (4 anos) na saúde pública. Eles fazem estágios também nas UBS. Um pagamento em forma de trabalho dirigido à população mais vulnerável.

Há algum tempo, atualmente de forma mais intensa, existem médicos de famílias mais afortunadas que se especializam e montam empresas de saúde; e há médicos bolsistas ou de famílias com menos posses que são assalariados no setor público ou privado.

Na administração de Dilador Borges (PSD), a Organização Social de Saúde contratada para administrar a saúde primária do município foi a Mahatma Gandhi, enquanto o atual prefeito de Araçatuba Lucas Zanatta contratou a Zatti, OSS da Misssão Salesiana de Mato Grosso. Padres especializados em educação que têm a faculdade de medicina em Araçatuba. 

Nessa transição, ou transação, os médicos da Mahatma foram demitidos com promessa (ou esperança) de serem readmitidos pela Zatti após um processo de seleção. Nesse ponto é que se deu desentendimento. 

Pergunta dos médicos oriundos da Mahatma Gandhi: por que 23 médicos recém-formados admitidos (quase metade) são oriundos da Faculdade de Medicina do Salesiano. Ouve proteção, algum tipo de facilidade ou é exigência do Mais Médicos?  Os antigos foram preteridos?

Quanto pagava Mahatma Gandhi aos médicos: R$99,00. E a Zatti quanto paga? R$66,00. Há uma diferença no caráter da admissão que deságua no preço a hora. O médico na Mahatma Gandhi era admitido como MEI (CNPJ) e na Zatti como celetista, com todos os direitos trabalhistas.

Na verdade, a Prefeitura de Araçatuba quer um atendimento de saúde de bom nível à população de Araçatuba. Essa briga dos médicos tem mais a ver com a Zatti. Se esse conflito tiver atingindo a qualidade no atendimento, a prefeitura precisa intervir. Tanto a Zatti como a Mahatma Gandhi são OSS, ou seja, ferramentas da terceirização.

Tenho certeza de que a exposição feita aqui já foi dita por muitos em  rádios e assembleias.   


Nenhum comentário: