AGENDA CULTURAL

6.10.11

Um banho de autoestima


Cinco segredos que vão deixar sua autoestima nas alturas
www.maisde50.com.br


"Esta roupa me engorda?". "Você acha que minha maquiagem está boa?". Que atire a primeira pedra a mulher que não precisa ouvir a resposta destas perguntas para sentir-se bem consigo mesma. Não é incomum nos apoiarmos no que os outros pensam sobre nós para construirmos nosso autoconceito. No entanto, especialistas concordam que para uma pessoa sentir-se bem com quem é e tomar um verdadeiro banho de autoestima, precisa ouvir apenas uma única opinião: a própria.
Mais ou menos, todos nós gostamos de determinados aspectos da nossa aparência ou personalidade. De acordo com o terapeuta corporal Vicente Godinho, "a autoestima é um reflexo do nosso autoconceito, ou seja, da opinião que temos a nosso respeito. Ela indica o quanto gostamos de nós mesmos, o quanto nos valorizamos, nos respeitamos e nos aceitamos como somos. Quando sabemos reconhecer nossos valores e qualidades nos colocamos na vida com mais confiança, conseguimos expressar nossas ideias e sentimentos, valorizamos nosso trabalho e conseguimos buscar aquilo que desejamos. Sentimos que merecemos ficar bem e aproveitar a vida".
"A beleza vem de dentro". Esse famoso dito é uma maneira resumida de dizer que a interpretação que fazemos de alguns aspectos da nossa vida parte do que vemos em nós. "O que pensamos sobre nós mesmos é definidor na maneira como nos colocamos e nos portamos na vida. Se não acreditamos em nós mesmos ou não gostamos do que somos, quando recebemos um elogio sincero, por exemplo, podemos interpretar isso de forma equivocada, imaginando que a pessoa está sendo interesseira de alguma forma e por isso fez aquele elogio. Sendo assim, temos que tomar muito cuidado, pois o mundo externo é um reflexo do que existe dentro de nós! Podemos estar interpretando errado muita coisa na vida simplesmente por ter uma opinião ou uma crença distorcida a nosso respeito", diz Vicente.
Muitas mulheres – especialmente as que já passaram dos 50 – se veem intimidadas diante do padrão de beleza imposto pela mídia. Para a psicóloga de imagem Marjorie Vicente, "a autoestima pode ser construída como uma característica permanente da personalidade, um traço mesmo. Acredito que o padrão imposto pela mídia contribui fortemente para a insegurança das mulheres, em especial, as que não possuem a autoestima como traço. Por isto, o mais importante no trabalho psicoterápico é que a pessoa se conheça, se aceite com defeitos e qualidades e saiba exatamente de onde vem a motivação para mudanças, se é algo intrínseco ou motivado pelo bombardeio diário da publicidade e da ditadura do corpo ideal".
Ter a autoestima nas alturas não significa necessariamente que a pessoa deva se colocar acima de tudo e de todos, mas apenas sentir-se bem com quem é. "Como em tudo na vida, o equilíbrio da autoestima também é fundamental. O excesso pode colocar a pessoa acima do bem e do mal, sem considerar as opiniões alheias e o contexto em que está inserida. Assim como na baixa autoestima, o indivíduo é completamente vulnerável ao outro, quando há excesso, o indivíduo ignora o outro e as suas considerações. O que pode resultar em uma personalidade extremamente egocêntrica", alerta Marjorie.
Se você ainda tem dificuldades para se sentir confortável com que é, o terapeuta Vicente Godinho preparou uma série de dicas muito interessantes para te ajudar a construir uma autoestima bem elevada, degrau por degrau. Veja 

Nenhum comentário: