AGENDA CULTURAL

30.9.12

Valdemar Reis e João Mulato estiveram em Araçatuba


Sentados: Valdemar Reis, Hélio Consolaro e Edilson Alves dos Reis; de pé: esposa de João Mulato, João Mulato e Cláudia Colli
 Esteve visitando Araçatuba o composior de música caipira  Valdemar Reis, nascido em Araçatuba, aposentado da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atualmente, mora em São José do Rio Preto. Valdemar ainda tem raízes em Araçatuba, pois aqui mora o seu filho Edilson Alves dos Reis, que mora no bairro Amizade.

Também estiveram presentes no encontro: o berranteiro Anésio e Horizonte, da dupla Du Viola e Horizonte, ambos de Araçatuba
 Valdemar estava acompanhado de João Mulato (já morou em Araçatuba, hoje, em Bauru), da dupla João Mulato e Douradinho. Ambos participaram de atividades pedagógicas na Emeb Lauro Bittencourt na sexta-feira, 28/09/2012.


Este blogueiro e secretário municipal de Cultura de Araçatuba teve o prazer de passar alguns momentos importantes com esses dois expoentes de nossa música raiz na Esquina do Espeto (av. Waldemar Alves e Pedro Álvares Cabral), graças à articulação de Cláudia Colli, a dama da cultura caipira de Araçatuba.



Nesta sua última estada em Araçatuba, Valdemar Reis compôs a música Filho de Araçatuba (abaixo está a letra).Ele encantou a todos com a sua leitura na Emeb Lauro Bittencourt:



O FILHO DE ARAÇATUBA

Autor: Valdemar Reis

De Araçatuba eu saí pelo mundo
Que golpe profundo foi a despedida
Berço dos parentes reduto de amigo
Que guardo comigo no livro da vida
Nos tempos de infância e da juventude
Tive a plenitude da paz que eu sonhava
Mas na inocência de um pobre menino
Chegaria um dia e de lá me levava

Fui cortando vales planícies e serra
Deixei minha terra e meu velho rincão
Levando na mente crença e esperança
Sonhos de criança planos de ilusão
Nos primeiros dias a gente esquece
Mas logo aparece a saudade latente
E o filho distante relembrando chora
Bate uma vontade de voltar embora
Mas a realidade reconduz a gente

Vivo recordando o Bairro Traitú
E o Rio Baguaçu onde eu pescava
Lá na Vila Nova eu andava na rua
Namorando a lua que no céu rondava
Fiz tantos amigos lá no São Vicente
Adoro essa gente com quem eu vivi
Vejo o Rio Tietê entre o canavial
E os casais no Bosque Municipal
Na tarde frondosa que eu nunca esqueci

Minha Araçatuba do tempo passado
Capital do gado sempre altaneira
A Praça do Boi é um marco do legado
Que ostenta no Estado a saga boiadeira
Vivendo distante eu já tracei meus planos
Que ao passar dos anos não vou esquecer
Nele eu peço a Deus e espero da sorte
Pra quando chegar a minha hora da morte
Lá em Araçatuba é que eu quero morrer




Biografia de Valemar Regis
Nascido em Araçatuba, São Paulo, filho de Antonio Alves dos Reis e Eulina Rodrigues dos Reis, Valdemar Reis reside atualmente em São José do Rio Preto há 16 anos. Oriundo da zona rural de Oeste paulista, onde viveu sua infância e juventude, Valdemar é filho de lavrador e Administrador de Fazenda e de mãe de prendas domésticas. Aos 13 anos de idade viu despertar seu dom de fazer poesias, quando em sua escola fora vencedor de um concurso, com tres trovas apresentadas. Sua esposa Marilda Coelho dos Reis também é nascida em Araçatuba, e os filhos Paulistanos e Araçatubenses. Valdemar costuma dizer que "Ninguém escolhe o lugar para nascer, mas pode perfeitamente escolher o lugar para viver" e escolheu São josé do Rio Preto como adoção porém também leva no coração sua Araçatuba. O autor gravou sua primeira obra com a dupla Matogrosso e Mathias no início dos anos 80, quando a dupla estava no auge de sua carreira, e logo após, gravou com Dino Franco e Mourai e com João Mulato e Douradinho o " Meu reino Encantado" que já era uma obra de grande destaque no início daquela década. O compositor Valdemar Reis é possuidor de méritos por suas canções gravadas junto aos principais cantores da música brasileira. Possui até o presente momento, mais de 340 canções. Entre elas, "MEU REINO ENCANTADO" , "JEITÃO DE CABLOCO" E " MEU PARAÍSO" são aquelas de maior destaque. Aqui, alguns cantores que gravaram suas canções: DANIEL E JOSÉ CAMILO MATOGROSSO E MATHIAS SÉRGIO REIS CHICO AMADO E XODÓ RONALDO VIOLA E PRAIANO TIÃO CARREIRO E PARDINHO LIU E LÉO ZICO E ZECA LOURENÇO E LOURIVAL BELMONTE E AMARAÍ FELIPE E FALCÃO DINO FRANCO E MOURAI ROBERTO E MEIRINHO JOÃO MULATO E DOURADINHO JORGE MOISÉS TONI CARREIRO E PACÍFICO GOIANO E PARANAENSE IRÍDIO E IRINEU SALIM E ZÉ VICTOR DIVINO E DONIZETI MARCUS ROGÉRIO E TONOLI GENTIL ROSSI ENTRE OUTROS.........

Um comentário:

claudia colli disse...

Que surpresa agradável! Encontramos dois ícones da música raiz sendo homenageados em uma das escolas da cidade. Parabenizo a inciativa da profª Geni e de toda equipe da EMEB Lauro Bittencourt! Como é bom ver Araçatuba sendo lembrada nos versos de Valdemar Reis! Eita poeta talentoso!
João Mulato, pessoa simpatissíssima, em companhia dos violeiros João e Henrique(da dupla Rodrigues Viola e Henrique), Gerson e Jaime, Horizonte(da Dupla Du Viola e Horizonte) e do berranteiro Anésio, sentiu-se em casa cantando (sem viola) na Esquina do Espeto. Quantas recordações guardarei pra sempre! Tenho certeza que este será apenas um dos muitos encontros dos ícones da música raiz aqui em nossa cidade! Aguardem!!! Araçatuba está cada vez melhor!