AGENDA CULTURAL

13.2.13

Sem punição, Virada do Sol ganha carnaval de 2013


Componente levanta o  troféu de campeã
 Leia a crônica de Hélio Consolaro: De  virada, deu Virada

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Virada do Sol é o campeão do carnaval de Araçatuba de 2013. Apesar de a escola ter sido a última colocada na pontuação dada pelos jurados, com 170 pontos, a agremiação não sofreu punições de perda de pontos nas questões técnicas como número de componentes, altura e quantidade de carros alegóricos e tempo para início e fim do desfile. Desta forma, ela acabou superando todas as outras três concorrentes.

A apuração aconteceu, na tarde desta quarta-feira (13), no sambódromo montado dentro do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, palco montado pela Prefeitura de Araçatuba para realização da festa. Mais de dez mil pessoas passaram pelo local nas duas noites de festa, que foi considerada um sucesso pelo secretário de Cultura, Hélio Consolaro.

“O prefeito Cido Sério nos incumbiu de fazer uma festa para a família e foi isso o que vimos aqui. Pais, mães e crianças juntos, em harmonia. A segurança reforçada garantiu o bom clima e as escolas fizeram um grande espetáculo”, afirmou Consolaro.

COLOCAÇÃO FINAL
Com o título da Virada do Sol, a segunda colocação ficou com a Escola de Samba Sonho e Fantasia de Araçatuba. Ela, que homenageou o cantor Tião Carreiro, terminou a apuração com 140,25 pontos. A escola havia recebido 171,25 pontos dos jurados, mas perdeu 31 pontos na questão técnica, sendo 24 por falta de componentes no segundo dia de desfiles e sete por número insuficiente de foliões no primeiro dia.

A Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Unidos da Zona Leste, que fez homenagem a Luiz Gonzaga, ficou com a terceira colocação, com 134,75 pontos finais. Ela havia ficado em primeiro lugar de acordo com os jurados, que deram 178,75 pontos. Mas, a escola foi punida com a perda de 44 pontos no julgamento técnico.

Ela foi punida por questões como falta de componentes no segundo dia de desfiles e ainda, falta de cores oficiais no desfile, falta de identificação de alegorias, uso de palavra de baixo calão e, ainda, por levar à avenida um carro alegórico com medida acima dos 4,9 metros de altura regulamentares.

A última colocação ficou com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Os Caprichosos de Araçatuba, que levou o mundo do teatro para o sambódromo. A escola, que havia obtido 171,50 pontos dos jurados, foi punida com a perda de 97 pontos no julgamento técnico por problemas como falta de identificação de alas e ausência mínima de componentes nas duas noites.

A CAMPEÃ
A Virada do Sol foi campeão com um samba-enredo que falava sobre as datas comemorativas dentro do ano, fazendo ligação com os projetos sociais que desenvolve com sua comunidade nestas oportunidades. A festa do título começou no próprio recinto.

Segundo o presidente e fundador Rosvel Menezes, a intenção foi aproveitar a visibilidade dos desfiles promovidos pela Prefeitura de Araçatuba para mostrar que a agremiação tem atividades o ano todo. A festa começa sempre às 20h30, com entrada gratuita. “Não existimos somente na época do carnaval”, disse ele.

Entre seus projetos, a Virada do Sol mantém o “Bateria do Futuro”, em que as crianças da comunidade fazem aulas gratuitas de percussão. “Estamos cuidando para que o carnaval se perpetue, além de dar às futuras gerações uma opção de contato com as artes”, explica o presidente.  

   


   Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA

2 comentários:

NINHA,... disse...

Héhéhé...É...Rosvel...depois de muito tempo héin..a Virada foi campeã...Parabéns véio, pela seu trabalho e persistência...Te conheço desde do livro de ouro que vc..passava lá no escritório da Pedreira São João...Vc. e o Finado Quinca preto..seu escudeiro fiél...Vc. se lembra...Há Rosvel, no carnaval do ano que vem por favor lembra do nosso Quinca e também... faz uma homenagem para familias dos negãos lá do Jussara...Tá bom...apesar que não gosto mais do carnaval... Parabéns de novo pela sua persistência...Um abraço para a Comunidade do São José...e do Jussara...(NINHA)..

Heitor Gomes disse...

Parabéns a Virada do sol, e principalmente ao Rosvel de Menezes, que é meu amigo a muitos anos e conheço a sua luta. Abraços!