AGENDA CULTURAL

28.9.14

Senhora D - Cia. Obscenos - Araçatuba

Hélio Consolaro*
Ator Caíque Teruel 
(foto: Folha da Região)
Acabei de assistir neste sábado, 27/9/2014, 20h, no teatro municipal Castro Alves, de Araçatuba, à peça baseada na obra homônima de Hilda Hilst (1930-2004).

Hilda Hilst - sedutora
A Cia. Obscenos é um grupo de teatro novo que surge em Araçatuba, resultado de trabalho do Senac que mantém um curso técnico de nível médio, 18 meses, de aulas e oficinas de dramaturgia. A companhia praticou o teatro colaborativo como forma de crescimento, com ator e público na forma de roda, todos no palco.


Iniciantes e jovens sempre me sensibilizam, precisamos apoiá-los, ir assisti-los, aplaudi-los, premiá-los. O novo necessita de amparo especial. O texto adaptado por Sérgio Gazza termina com a frase: estou cego e mergulhado no fundo do rio. A obra representa a fase de abandono e frustração vivida por Hilda em Capinas, numa chácara, em meio a cachorros.
Sobre uma gaiola, Caíque Teruel representa a liberdade, mas também em momentos de prisão de si mesma, a personagem adentra à gaiola  



Ela viveu a trajetória de mulher sedutora a velha rabugenta. Em Campinas, casa e obra se misturam para uma escritora que decidiu deixar a sociedade e se encerrar em sua “torre de capim”, povoada com amigos para inspirá-la e cães para protegê-la – nela passando quase 40 anos. “Era quase impossível tirar Hilda de casa”, lembra Jura, secretário -pessoal dela de 1991 a 1994.
Hilda Hilst, solitária


Parabéns ao Caíque Teruel que representou a Senhora D e a todos os jovens participantes. Não sou apaixonado por textos depressivos, revelando o fundo do poço, mas estive lá como secretário municipal de Cultura para dar força à moçada e aprender com com a companhia. Afinal, um gestor cultural não se limite a ver e estimular apenas aquilo que gosta.

Direção: Élder Scanferla
Produção: Caíque Teruel e Sérgio Gazza
Atuação: Caíque Teruel
Iluminação e sonoplastia: Almir Oliveira
Figurino: Odília Vieira
Registro fotográfico: Jéssica Tavares Kawasaki
Edição de vídeo: Caio Teruel

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: