AGENDA CULTURAL

13.12.14

Bolsa Família atende em nova sede e apresenta unidade móvel

Prefeito Cido Sério (PT), camisar vermelha; secretária de Assistência Social, Marta Dourado (blusa ramada - marrom), Cidinha Laxcerda (blusa azul, sem bolsa), vereador Gilberto Montovani (PR); Roselaine Caju,  chefe do gabinete do prefeito, blusa azul com bolsa).  
12.12.14 - O programa Bolsa Família está funcionando em novo endereço. A nova sede está localizada na rua do Fico, 745, no bairro Santana. Na sexta-feira (12), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) oficializou a inauguração, e também apresentou a primeira unidade móvel do Estado.

A unidade volante foi adaptada para prestar atendimentos principalmente em locais de difícil acesso e em bairros mais distantes, como bairro rural Engenheiro Taveira, assentamentos Chico Mendes, Hugo Erédia e Araçás, bairros Porto Real, Beatriz, Águas Claras 1 e 2, Atlântico 1 e 2. Bolsa móvel terá uma equipe de referência composta por assistente social, psicólogo, dois técnicos de nível médio e um motorista.

A secretária municipal de Assistência Social Marta Dourado ressaltou que adquirir esse veículo era um desejo da ex-secretaria Cidinha Lacerda, e que após vários trâmites somente em maio desse ano foi dado início ao processo licitatório. “De lá para cá nós lutamos para que esse sonho hoje se tornasse realidade. Isso vai facilitar muito em relação à atualização cadastral”.

Ainda de acordo com a secretária, a unidade móvel possui todo aparato para atender e encaminhar os serviços prestados pelo Bolsa Família, bem como pela Secretaria de Assistência Social. A unidade móvel é a primeira do Estado de São Paulo. O veículo possui ar-condicionado, gerador de energia a gasolina/eletricidade, cadeiras e mesas para atendimento, frigobar, internet 3G, sistema de navegação e TV.

O prefeito Cido Sério destacou a importância do programa Bolsa Família e a valorização do ser humano. “É com muita alegria que venho entregar mais esse equipamento, que irá facilitar a vida das pessoas. Com o Bolsa móvel teremos possibilidade de chegar até aquela pessoa que não teve condições nem de vir procurar ajuda. Por isso, meu governo tem o compromisso de investir no humano, e acolher aqueles que necessitam, para que tenhamos o melhor lugar do mundo para se viver”.

Adquirido com recursos federais, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), a unidade móvel passará a funcionar em 2015. O prefeito Cido Sério; os secretários municipais Marta Dourado (Assistência Social) e Alex Lapenta (Participação Cidadã); os vereadores Gilberto Batata e Durvalina Garcia; e a ex-secretária de Assistência Social Cidinha Lacerda participaram do ato.

O prédio da nova sede é amplo (435,25 metros quadrados), possui dois pavimentos, elevador e é inteiramente acessível. Com a mudança, a Prefeitura visa melhorar a qualidade do ambiente de atendimento, oferecendo maior espaço e acessibilidade. Atualmente, o programa Bolsa Família atende cerca de 20.300 famílias, e funciona das 8h às 16h30.

BOLSA FAMÍLIA

Criado em Araçatuba em 2004, Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Para participar é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é o portal de entrada para todos os programas sociais e também para “Minha Casa Minha Vida”. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

Nenhum comentário: