AGENDA CULTURAL

30.12.15

Força tarefa para combater a dengue em Araçatuba

Prefeito Carlos Hernandes reúne equipe para combate ao Aedes aegypti e anuncia força-tarefa para evitar explosão de casos e mortes
  
            28/12/2015 – Vamos unir forças e trabalhar em tempo integral para vencermos o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Esta foi a mensagem transmitida pelo prefeito em exercício de Araçatuba, Carlos Hernandes, aos secretários e demais servidores municipais, no final da tarde desta segunda-feira (28), durante reunião convocada por ele em seu gabinete.

O encontro serviu também para que um plano de ação começasse a ser estabelecido para que toda a administração esteja engajada nas ações diretas contra o mosquito. Entre as ações está uma parceria com a Polícia Militar e com Tiro de Guerra para que eles ajudem na visita às casas. O Estado anunciou que os policiais militares vão intensificar o combate ao mosquito e por isso a administração municipal quer fazer parceria para treinamento e ajuda nas ações em rua. Uma reunião será marcada com o comando da corporação para os próximos dias para definir detalhes.

Para aumentar a capacidade de ação, a administração municipal anunciou a contratação de reforço em sua frota para a limpeza de terrenos. A nova força-tarefa terá o incremento de três caminhões, uma pá-carregadeira e um trator com roçadeira que serão especialmente alugados para este serviço. A Prefeitura já tem a Ata de Contratação aberta, o que dará agilidade ao processo.

No final da reunião, Hernandes também decidiu que todas as secretarias trabalhem em conjunto, sob a orientação dos profissionais de Saúde, para que os servidores municipais também ajudem na prevenção, principalmente no cuidado com os prédios públicos.  Até o último final de semana, o município havia confirmado 1.672 casos de dengue.

            “Defendo que todos devemos trabalhar todos os dias para evitar que o mosquito se prolifere em nossa cidade para que vidas sejam salvas. A missão de cada um de nós, servidores e de todos os moradores de Araçatuba, é a de exterminar os possíveis criadouros”, afirmou Carlos Hernandes, que imediatamente recebeu apoio dos demais participantes da reunião.
                       
TRABALHO CONSTANTE

            Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de Araçatuba realiza um trabalho ininterrupto de combate ao Aedes aegypti. Por meio da Secretaria da Saúde (SMSA) e da Vigilância Sanitária (VS), a administração desenvolve várias atividades de combate ao mosquito. São realizadas ações como distribuição de panfletos, fiscalização em imóveis desabitados, orientação nas escolas e empresas privadas e campanhas socioeducativas em entidades de classe como sindicatos.

            As ações têm como objetivo mobilizar mudanças na rotina e também motivar a população a colocar em prática as ações diárias de prevenção e combate à dengue, que são realizadas durante todo o ano.

O objetivo dos agentes de saúde é mais do que informar a população sobre a dengue, mas também é buscar incessantemente por todos os tipos de criadouros da doença, que possam servir de moradia para os ovos do mosquito. Assim, os focos podem ser eliminados com mais facilidade das residências e locais públicos, tornando a população mais saudável e consequentemente com uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: