AGENDA CULTURAL

8.5.16

Projetos para o Centro Cultural de Araçatuba - UNIP


Hélio Consolaro, Pré-candidato a prefeito de Araçatuba-SP**
Modificado em 12/05/2016

Há alguns meses, a professora Ariadne Bruno do Curso de Arquitetura da Universidade Paulista, UNIP, solicitou à Secretaria Municipal de Cultura autorização para que os alunos elaborassem projetos arquitetônicos para a reforma do Centro Cultural Ferroviário, prédio tombado, onde funcionava as antigas oficinas da ferrovia, quando os trilhos passavam pelo centro de Araçatuba.

Já tínhamos alguns projetos, mas muito sofisticados, transformando o prédio centro de produção cultural. Hoje, a pretensão é mais simples. Houve uma mudança de pretensões diante das dificuldades encontradas, com envolvimento de uma entidade de Araçatuba e da Havan. Tais mudanças precisam passar pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais.

PROJETO 1, alunos: Cássia Tavares Pataro, Celso K. Takahama, Fernando Augusto C. Santos, Ingrid B. da Cruz, Natália Zorzenon Maia, Rhafael de Limpa Paz
PROJETO 2, alunos: Adegilson Bailão, Edson Félix, Eudenir Francisco dos Santos, Gláuber Alexsander, Wagner Sanches de Macedo
PROJETO 3, alunos: Beatriz Santana e Mehadi Rodrigues

A oferta do Curso de Arquitetura é uma bênção, pois não oferece um projeto, mas vários, com alternativas diferentes. Estiveram presentes na apresentação: Hélio Consolaro (secretário municipal de Cultura), Vanessa Manarelli (Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba), Sirlei Nogueira e Renata Ribeiro (ambos do Conselho Municipal de Políticas Culturais), Eduardo Queiroz, Tharso Cavazzana, Gislaine Bianchi (coordenadora do Curso de Arquitetura)  e outras pessoas convidadas.

Como disse professora e arquiteta Ariadne Bruno, tais projetos podem ser juntados, como totalmente desprezados, caso haja uma proposta melhor. Projetos aproveitados, ou não, devemos estimular sempre a participação das universidades de Araçatuba na administração municipal, na comunidade e principalmente no setor cultural. Ganham os alunos, o município sai engrandecido. Obrigado, Ariadne; obrigado, UNIP.  


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-88 e secretário municipal de Cultural de Araçatuba 2009-2016.



LEIA A NOTÍCIA, CLICANDO AQUI

Um comentário:

Unknown disse...

bom dia sr Hélio. tenho acompanhado sua trajetória como secretário de cultura desta cidade que é conservadora e ao mesmo tempo desprovida de amor por sua história. aos poucos vê-se a destruição, seja com demolições e ou reformas desprovidas de projetos de conservação de patrimônio histórico. não acredito que a Havan vai investir sem que que ela seja a maior privilegiada do mesmo jeito que não acredito na boa intenção do departamento de arquitetura da unipe. porque não abriu concurso? abra e valorize mais o trabalho destes meninos que apresentaram somente áreas decoradas e fachadas com praças e jardins. pesquisaram as cores originais? pesquisaram o madeiramento das coberturas? o prédio foi interditado por falta de segurança quanto a estes telhados. será que ja aprenderam a calcular e ou pelo menos projetar tesouras?
sua intenção poderia ter sido boa se não fosse candidato, certo?
atenciosamente
newton quintella