AGENDA CULTURAL

18.9.16

Consolaro quer Projeto Guri nas escolas também

Hélio Consolaro é candidato a prefeito de Araçatuba, 2016*

A Secretaria Municipal de Educação oferece o período integral para seus alunos até 10 anos. Quando passam para as escolas estaduais, nem todos os educandários possuem o período integral.

Assim, para os filhos de mães que trabalham fora, resta a alternativa da rua ou numa previsão mais otimista, ficar com familiares, numa outra casa.  

O Projeto Guri é uma iniciativa bem-sucedida que pode contribuir com a solução desse problema. Ele é uma parceria entre o Estado e o Município, administrado por uma OC com o mesmo nome: Projeto Guri. Há a insistência dos gestores estaduais de que ele seja desenvolvido num só lugar da cidade. Em Araçatuba, na Casa da Cultura Adelino Brandão, rua Anita Garibaldi, 75.

O ensino da música pelo Projeto Guri se preocupa também com o social, com a formação integral do aluno. Araçatuba, quando assumi a Secretaria Municipal de Cultura em 2009, tinha cerca de 90 alunos. Em entendimento com a Secretaria Estadual de Cultura, conseguimos ampliar, passando para quase 600 alunos apenas em Araçatuba. Naquele espaço não há mais condição de expandir o projeto por causa da limitação física do espaço.


Há anos venho propondo à direção do Projeto Guri, inclusive por escrito, a ampliação de suas atividades em Araçatuba criando outras unidades fora da Casa da Cultura, usando mesmo as escolas estaduais, no contraturno, como uma forma de concretizar o período integral, seria uma integração das secretarias de Educação e de Cultura do Governo do Estado.  

No meu mandato como prefeito, irei me empenhar para que o Projeto Guri seja ampliado em Araçatuba, sensibilizando o Governo do Estado, fazendo com a OC uma parceria mais intensa.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-88, secretário municipal de Cultura de Araçatuba de 2009-2016.

2 comentários:

Mizael disse...

Não se esqueça da fanfarra municipal, que tem esse projeto a muitos anos! Formar fanfarras nas escolas municipais! Inclusive entregamos kits de fanfarras q nunca foram usados!

Hélio Consolaro disse...

Mizael, não escrevi aqui, mas tenho dito nos debates que faço a toda hora, a todo dia, que teremos fanfarras nas EMEBs.