AGENDA CULTURAL

18.7.17

Sesc: espetáculo Obá de Xangô

A história faz uma alusão a três entidades religiosas: Xangô, Mamãe Oxum e Iansã



O Sesc (Serviço Social do Comércio) - Unidade Birigui, realiza no dia 21 de julho, às 20h30, o espetáculo Obá de Xangô (Grupo Teatro do Pé). A atividade é gratuita e acontece no Teatro Municipal Castro Alves em Araçatuba, com classificação indicativa de 16 anos. A apresentação conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Tendo como base a música “O Mar”, de Dorival Caymmi, o espetáculo retrata em uma vila de pescadores o amor entre Pedro e Rosinha de Chica, que passa por um triângulo amoroso tendo como referência três figuras religiosas: Xangô, Mamãe Oxum e Iansã. No desenrolar da trama temos uma história de amor e egos feridos dentro de um universo de Caymmi e seu repertório.

Grupo Teatro do Pé
O grupo santista  é interessados em resgatar e divulgar histórias da cultura popular brasileira, buscando discutir, experimentar e estudar conteúdos diversos para uma obra teatral promovendo uma reflexão crítica e social sobre a nossa realidade. Buscando agregar música com voz e instrumentos, esses elementos de traço da nossa própria cultura que nem sempre conhecemos está presente em seus espetáculo.

Dorival Caymmi

Cantor e compositor baiano que trouxe um pouco da sua terra para as letras e nomes das suas canções como `Samba na Bahia' e `Samba da minha Terra'.Aprendeu a tocar violão sozinho, e começou a sua carreira no rádio com estréia em 1935 no programa `Caymmi e suas Canções Praieiras'. Em 1938 parte para o Rio de Janeiro, cantando `O que é que a Baiana Tem?' que alcança maior sucesso na voz de Carmen Miranda, em sequência nos anos de 40, 50,60 e 70 com vários hits como `Rosa Morena', `Marina', `João Valentão' e `Modinha para Gabriela'. Um grande nome da música brasileira teve suas canções regravadas por outros nomes da como Caetano Veloso e João Gilberto.

Serviço:
Espetáculo Obá de Xangô 
Dia 21/7, sexta, 20h30
Local: Teatro Municipal Castro Alves (Rua Duque de Caxias,29)
Ingressos limitados disponíveis a partir das 19h30 na portaria do teatro.
Realização: Sesc Birigui
Apoio: Prefeitura Municipal de Araçatuba


Nenhum comentário: