AGENDA CULTURAL

10.12.10

Memória em alta


Hélio Consolaro*


Araçatuba captou muita gente com êxodo rural. Isso ocorreu nas décadas de 50, 60 e 70 porque a pecuária substituiu a agricultura (lavoura). Já tivemos 70% da população morando na zona rural. A cidade era um lugar onde as pessoas faziam compras, completando os provimentos colhidos no sítio.
Capa do LP

Com o esvaziamento da zona rural, os lavradores dos municípios menores, expulsos do campo pela força da mudança da economia regional, vinham para Araçatuba. Aqui faziam um estágio de urbanidade, encontrando poucas chances de sobrevivência, portanto migravam para a grande São Paulo, que se industrializava.

Muitos italianos do bairro Água Limpa migraram para o norte do Paraná para construir a pujança de Londrina, Maringá e adjacências. Sobraram poucas pessoas dos antigos moradores, que tiveram parentes pioneiros ou viveram a cidade quando não era tão grande, como este croniqueiro.

Esse núcleo remanescente, geralmente de classe média ou descendentes de ferroviários, clama pela preservação da memória de Araçatuba, são militantes aguerridos dessa idéia.

Exemplo disso foi o Show “Artistas de Sempre” que reuniram cantores e músicos do LP “Astros de Amanhã”, produzido pelo Bolinha, Edson Cabariti. O show foi realizado no dia 27 de novembro de 2010, apresentado por Cid Mazzini no auditório do Senac, com mais de 200 lugares. A casa lotou, com gente de pé nos corredores e outro tanto voltou para casa contrariado, porque não havia nem lugar para pôr os pés. Deixando o seu idealizador, José Hamilton Costa Brito, feliz.
Contracapa do LP

Naquela noite, sob a batuta de Areovaldo Manfredini e a orquestra de seus pupilos “Orquestra Jovem de Repertório Livre”, cantaram Lúcio Collichio, Marli Martinelli, Ayres Buchi, Ivonete Xavier, Alaíde Donatoni. O mestre Antônio Bombarda deu espetáculo à parte com seu acordeão.

Depois de 50 anos (1960-2010), a Secretaria Municipal de Cultura reuniu os meninos e as meninas já sexagenários, acompanhados por uma orquestra, cujo músico mais idoso tem 22 anos. União da jovialidade e da experiência.

O sucesso do evento, para este secretário da Cultura, foi um recado bem dado: há pessoas ávidas por preservar a memória de Araçatuba. Devido a essa militância organizada por Carlos Paupitz, diretor do Departamento de Preservação Histórico-Cultural e Artistico, com apoio da vereadora Durvalina Garcia, é que o prefeito Cido Sério mandou para a Câmara Municipal de Araçatuba a criação da Museu dos Ferroviários “Moisés Joaquim Rodrigues”, que será instalado na rua Joaquim Nabuco, 143.

O museu recém-criado será assunto de outro artigo.

*Hélio Consolaro é secretário da Cultura de Araçatuba-SP.


Ouça a música "Banho de Lua", cantada por Alaíde Donatoni, uma das faixas do LP


Ouça "Perfume de Gardênia", cantada por Lúcio Collichio, uma das faixas do LP "Astros de Amanhã"


Nenhum comentário: