AGENDA CULTURAL

11.12.10

Por que escritores independentes?




Hélio Consolaro*

Como este blog tem  a ver comas letras, não poderia deixar de divulgar um evento de escritores que ocorrerá em Araçatuba. No próximo sábado, a partir das 8h, haverá um encontro de escritores no Senac. É uma promoção da União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo de Araçatuba, coordenada pelo escritor e professor Antônio Luceni.

Para quem escreve algumas coisas, gosta da escrita ou tem o ofício de escrever, sempre é bom se encontrar, trocar idéias. Para a Secretaria da Cultura, o evento é bem-vindo. Eu e o Antônio Luceni tivemos uma conversa a respeito e coloquei-a à disposição.

Depois da conversa, me veio uma nesga de dúvida: por que “encontro de escritores independentes de Araçatuba e região”? Haveria no adjetivo “independentes” alguma alfinetada?

Se pertenço à AAL, já não sou mais independente, mesmo quem participa do Grupo Experimental está alinhado. Se o encontro é feito pela UBE, uma organização de escritores, como pode ser encontro de “escritores independentes”? Com certeza, a entidade vem à busca de mais filiados.

Há também quem pergunte: “Quem pode encher a boca e dizer que é escritor independente?” Olavo Bilac já explicou a história de o escritor procurar a imortalidade nas academias. Segundo o poeta parnasiano, os membros da ABL são imortais porque não têm onde cair morto. Na Academia Araçatubense de Letras, não é diferente. Agora, resta ao Toninho Luceni explicar o termo “independentes”.

Os mais otimistas dizem que todos os escritores são independentes nas idéias, embora precise pagar pela edição de seus livros. E mendigar que amigos os comprem depois. Apenas quem vive da venda de suas obras é independente. E o Paulo Coelho, com certeza, não participará do encontro em Araçatuba.

De qualquer forma, a iniciativa é louvável, mas não poderia ser “Encontro de escritores de Araçatuba e região”? Que diferença de sentido haveria se não houvesse “independentes”?

Quem sabe se o próprio encontro dará resposta.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras. Atualmente é secretário da Cultura de Araçatuba-SP.

4 comentários:

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

É....é mesmo. Indpendentes...
Sabe que o senhor tá com a razão?
Quem sabe lá no encontro, essa possa ser a primeira pergunta a ser feita.

Antonio Luceni disse...

Se não fizesse polêmica, não seria você, não é mesmo Hélio? Mas aceito a provocação e a resposta será dada no encontro para quem quiser ouvi-la!

Antenor Rosalino disse...

A princípio, pensei tratar-se de uma reunião que visasse apenas a interação entre autores sem vínculo com academias de letras ou outros organismos afins. Tudo porém será esclarecido com a solicitude que caracteriza os organizadores e o evento, sem dúvida, será dos mais promissores e é laudável a iniciativa.

Marisa Mattos disse...

Já que é para polemizar..nao entendi se fui convidada ou "convocada" pra esse encontro...