AGENDA CULTURAL

7.9.11

Calixto Marangoni - compositor araçatubense


Daniel de Freitas*

CALIXTO MARANGONI -- O cantor, músico e compositor, nasceu em Araçatuba, interior paulista. Começou seu trabalho artístico em 1981 e cinco anos depois mudou-se para a capital de Mato Grosso. Trabalhou nas principais casas noturnas de Várzea Grande e Cuiabá, cantando MPB adaptada ao estilo musical regional.
Calixto Marangoni, deixou 180 canções de sua autoria, sendo o ecletismo sua marca registrada. Calixto foi considerado "Papa Festivais", o cantor venceu dez festivais em Mato Grosso, sendo que em quatro deles levou o primeiro lugar.
Calixto estava vivendo em Cuiabá quando veio a falecer em 29 de agosto de 2005, a música regional araçatubense e mato-grossense então perdia um de seus representantes mais populares da década de 80 e 90. Conhecido pelos freqüentadores da noite, o cantor interpretava "As populares desconhecidas", nome do único álbum gravado durante seus 20 anos de carreira, ainda em vinil. Depois de sua morte, uma lacuna se abriu na música que falava de coisas da terra, dos amores e da vida do povo de Mato Grosso, de preservação dos rios, tudo no estilo da MPB (música popular brasileira), que contava, ainda, com a mistura de traços da cultura regional, representada pelas tradicionais batidas do siriri e cururu. Links abaixo !!!

Calixto Marangoni - São Benedito

Calixto Marangoni - Pombas

Calixto Marangoni - Sexta-feira

Calixto Marangoni - MPB

Calixto Marangoni - Festa Pantaneira

Daniel de Freitas é músico em Araçatuba, presidente da Associação Livre dos Músicos de Araçatuba

2 comentários:

larissa michele disse...

tioo da minha mae faz parte da minha família descobri hoje :)

Unknown disse...

Oi Larissa meu nome é Bárbara sou filha dele, que é a sua mãe, nós perdemos o contato com a familia do meu Pai depois que viemos para cuiabá.