AGENDA CULTURAL

9.5.13

Araçatuba é. Ponto

Araçazeiro

Hélio Consolaro*

Não sei se Araçatuba cresceu, diminuiu ou podia ser melhor. Ela é o resultado das gerações que a construíram, residiram nela e a administraram. Não gosto de arrumar culpados, mas se houver, a culpa é coletiva. Alguns grupos com menos, outros, com mais.

Também aprendi como pai que não devia usar comparações entre filhos para elogiar um e menosprezar outro. Toda comparação é maldosa, pois cada mão tem cinco dedos e um é diferente do outro.

Assim ocorre com as cidades. Rio Preto não é melhor que Araçatuba, nem esta é melhor que Penápolis. Elas são diferentes. Cada urbe tem sua história, seus moradores e suas particularidades. Araçatuba é. Ponto.

Escrevo isso porque há uma parcela da população, gente privilegiada, com vida feita, e bem feita, em Araçatuba, mas que anda cuspindo no prato em que comeu. Na verdade, quer criticar o prefeito, mas parece não ter argumento, então fica falando mal da cidade. Outro dia ouvi isso em discurso de vereadora na Câmara Municipal de Araçatuba, dizendo que Araçatuba nem se compara com Presidente Prudente. Além de ser mentira, revela uma imensa dor de cotovelo (o partido dela foi fragorosamente derrotado nas eleições, só ela se salvou).

Também encontrei um casal conhecido num restaurante da cidade. Não vou dizer que era amigo, porque amigo respeita a posição do outro e sabendo que em política estão em lados opostos, nem toca no assunto, ambos conversam outros assuntos para que haja um papo amistoso.

Então, o casal se meteu a falar mal de Araçatuba logo para este croniqueiro e a elogiar Prudente. Eu fui taxativo: mude-se para lá, cara, lá deve ser o seu lugar. Naquela região, tirando Prudente, só há corrutelas. Aqui, temos Birigui já contígua, somos, juntas, 300 mil habitantes.

E logo perguntei: por que você não gosta do prefeito Cido Sério? Ele respondeu: “não consertou o asfalto da rua onde moro”. Então lhe expliquei: você tem todo o direito de odiar o prefeito, não gostar dele ou pichá-lo porque não consertou o calçamento de sua rua, mas você não tem o direito de escamotear a verdade e ficar falando mal da cidade por causa de um problema localizado.

A maior frustração dos ingratos, daqueles que fizeram a vida em Araçatuba, construíram sua vida profissional por aqui ou seu patrimônio, é que a Prefeitura de Araçatuba, administrada pelo PT, não entrou na “Operação Fratelli” da Polícia Federal.

Essas pessoas eleitoralmente frustradas queriam ver Araçatuba nas manchetes, com seus políticos denunciados como corruptos, como aconteceu com prefeitos anteriores. Araçatuba era sede do crime do colarinho branco, não pagava jogadores da Associação Esportiva Araçatuba, prefeito cassado etc.

Os portadores de tal comportamento não pensam na cidade, no coletivo, para eles, os interesses individuais sobrepujam os da população de Araçatuba. E ainda procuram pelo em ovo.

Meus pais são araçatubense, este croniqueiro também, meu filho idem. Orgulho-me de ser um capiau deste fundão do Estado de São Paulo.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


Nenhum comentário: