AGENDA CULTURAL

25.8.13

Querem ir


Hélio Consolaro*

Abestalhado, li na imprensa que os vereadores da oposição na Câmara Municipal de Araçatuba reclamaram da tribuna que não são convidados para as inaugurações e atos oficiais da administração municipal.

Recentemente comprei um livro cujo título é “Os cínicos”, Marie-Odile Goulet-Cazé e R. Bracht Branham (Edições Loyola), para entender melhor esse comportamento de parte dos vereadores de Araçatuba (minoria), embora na Grécia Antiga o sentido de cínico era outro.

Hoje, a atitude do cínico é carregada de desfaçatez, fingimento, mau-caratismo. Aliás, gargalhei, quando o dicionário disse que a doutrina de Antístenes defende a vida canina como modelo ideal e exemplo prático das virtudes do cinismo antigo. Nem preciso explicar ao caro leitor o motivo de meu riso.

A oposição, defensora do moralismo e da ética na administração pública, não quis cortar na própria carne, diminuindo a nomeação de assessores conforme queria o judiciário. Os vereadores oposicionistas votaram baixinho para o povo não ouvir o direito dos vereadores terem mais de 50 assessores, jogando a culpa nos parlamentares da situação. E em seguida votou contra a reforma administrativa proposta pelo prefeito Cido Sério que elimina centenas de cargos na Prefeitura de Araçatuba. Na verdade, fazem uma oposição cínica.

Voltando ao tema principal do primeiro parágrafo. Essa mesma oposição cínica, que prega uma coisa e faz outra, tem sido exaustivamente convidada para os atos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e não tem aparecido. Estão se privando de bons espetáculos porque são promoções da Prefeitura, governada pela situação.

Não estou dizendo de outros atos da administração, porque não participo de todos. Correr atrás do prefeito Cido Sério (PT) é tarefa difícil, pois o companheiro agita a cidade com suas realizações.

Na verdade, tais vereadores não comparecem porque há gente na oposição que vive diuturnamente administrando seus negócios pessoais e só aparece nas sessões do Legislativo araçatubense para boquejar. Ser da oposição é mais fácil, trabalha menos.

No geral, ouvir o povo falar bem do prefeito deixa os vereadores oposicionistas irritados. Ficar no mesmo palco incomoda, por isso não comparecem. Não é fácil ver seu líder cumprir a transitoriedade de uma suplência de deputado estadual, enquanto o prefeito Cido Sério (PT), cumpre o segundo mandato, eleito com 51% dos votos, derrotando o suplente por duas vezes.

No fritar dos ovos, embora seja convidada, a presença da oposição em atos solenes e de inaugurações da situação causa mal-estar para ambos os lados, não devemos ser cínicos para esconder isso, mas não precisa vir com esse argumento mentiroso de que não são convidados. Apresente outro mais convincente.

Ou vamos inaugurar um novo comportamento, quebrando paradigmas da política ocidental. Araçatuba seria um município em que a oposição elogia a situação e esta agradece as críticas daquela.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP
  



2 comentários:

Heitor Gomes disse...

Tudo faz parte do fisiologismo, narcisista, patológico, cronico, terminal. Amém!

HAMILTON BRITO... disse...

Tem mais gente boa que deveria prestigiar os eventos culturais da Secretaria da Cultura. Que os vereadores da oposição não o façam, nao me surpreende...O que é trabalhar em prol da cultura de Araçatuba?