AGENDA CULTURAL

17.10.13

Festara – momento forte

Teatro municipal Castro Alves
Hélio Consolaro*

No contexto cultural e artístico, o teatro ocupa lugar de destaque. Arte milenar, ascendente do filme, da telenovela. Às vezes, popular; outras, hermético. Trincheira nos momentos políticos de falta de liberdade.

O teatro de Araçatuba tem lugar de destaque no cenário paulista. Temos um curso de teatro no Senac de nível técnico. Falta-nos oficinas e cursos para iniciantes (jovens e idosos), mas pretendemos implantar projetos do Fundo Municipal de Apoio e Cultura em 2014.

Araçatuba possui três teatros: Unip (550 lugares) e os municipais Castro Alves e Paulo Alcides Jorge (200 lugares cada) . A pretensão do prefeito Cido Sério (PT) é construir um teatro público maior (500 lugares) até o final de seu mandato. Isso faz parte de seu plano estratégico para a cidade.

Colabora com a ambiência de teatro de Araçatuba a existência da Associata – Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba – cuja preocupação é formar público e artistas, que é a mentora do Festara – Festival de Teatro de Araçatuba. Ela, às vezes, tropeça, mas se levanta com o trabalho incansável de Alexandre Melinski e Fernando Fado.

A partir de 2009, o Festara teve apoio significativo da Secretaria Municipal, pois o prefeito Cido Sério (PT) é um homem público que sempre frequentou as rodas culturais de Araçatuba.

Essa relação harmoniosa do morador com a cidade passa por uma série de fatores, mas hoje, com a modernidade, a cultura passa a ter papel cada vez mais preponderante nessa integração.

A Prefeitura de Araçatuba é a que mais contribui com o Festara, perfazendo R$ 130 mil, enquanto os demais apoiadores investem R$ 52 mil, sem contar com o trabalho da Associata na organização do evento. Não se trata de gastos, mas de investimento.

Não pretendemos ser o melhor e nem o maior festival, queremos sim construir uma cidade em que o cidadão seja feliz fazendo parte dela, com forte sentimento de pertença.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Sec retário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Não que eu seja idoso mas estou esperando o curso de teatro para idosos. Tenho o tipo físico para personagens aristocráticos, intelectuais ...nessa linha