AGENDA CULTURAL

16.10.13

Prefeitura investiu R$ 130 mil no Festara

Diversas apresentações dos mais variados locais do país se encontrarão na cidade


Começa nesta sexta-feira (18) a sexta edição consecutiva do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba). As apresentações, que são gratuitas, vão até domingo (27). Serão mais de 20 apresentações por toda a cidade. Os locais escolhidos para receber o público são os mais diferentes, indo do tradicional Teatro Castro Alves até o Pub Rock Beer. Outros pontos que irão receber os espetáculos são Praça Getúlio Vargas, Calçadão, Praça João Pessoa e Senac.

Os grupos que farão apresentação no festival têm origem em todos os cantos do país, desde grupos araçatubenses até os mais próximos como a cidade de Penápolis, São José do Rio Preto, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Itapira, São Paulo, Criciúma (SC), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Os ingressos para entrada aos espetáculos poderão ser retirados antecipadamente no Sesc e Senac. Cada pessoa pode retirar até dois convites para cada espetáculo. O Festara é fruto de um convênio entre a AssociAta e a Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que repassou à entidade R$ 130 mil. Tem o apoio cultural do Sesc e Senac e a parceria da Rádio Cultura FM e do Araçatuba Plaza Hotel.


HISTÓRIA

O Festival de Teatro de Araçatuba foi idealizado pela Federação de Teatro Amador da Região de Araçatuba no ano de 1996, tendo como presidente e fundador Alexandre Melinsky e realizado nos anos de 1997 e 1998, em caráter regional e competitivo.

No ano de 2007, foi reestruturado e reformulado com a criação da Associação dos Artistas Teatrais da região de Araçatuba, idealizada pelos artistas Alexandre Melinsky, Fábio Reichemback, Flávio Estevão e Marcelo Messias, com o objetivo de promover intercâmbio cultural, técnico e social entre grupos e companhias, tecendo um panorama da arte teatral em nosso estado; propondo a reflexão, difusão, provocação, experimento, investigação, encontro, diálogo, questionamento e formação artística.

Em 2008, o Festara voltou a ser realizado com sucesso, tendo 18 espetáculos na programação. No ano de 2009, 20 espetáculos foram apresentados, além de intervenções urbanas e oficinas formativas. Em 2010, os convites para a maioria dos espetáculos se esgotaram antes do início do Festival.

Já em 2011, o festival ganhou mais força e 25 peças foram encenadas. Companhias e grupos teatrais paulistas, do interior e da capital, assim como dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba e Santa Catarina estiveram presentes, celebrando as artes cênicas e provocando um exercício de reflexão sobre a cultura. Na edição de 2012, o Festival foi realizado com o número reduzido de espetáculos em relação às edições anteriores. Sempre com a participação significativa da Secretaria Municipal de Cultura.


Nenhum comentário: