AGENDA CULTURAL

23.11.13

Pompeia, onde sexo era santificado

Pompeia reconstituída pelo computador
Visitei as ruínas da cidade de Pompeia (Província de Nápoles), na Itália. Lá, onde o sexo era livre. Não sei se as pessoas eram livres, mas por lá a razão se punha a serviço da emoção e do prazer. Ia para o céu quem mais prazer tivesse tido aqui na terra, princípio do império romano. Até as orientações de trânsito na cidade eram desenhadas em forma de órgão sexual.
 
Rua de Pompeia em ruínas
Pertencente ao império romano, foi totalmente sepultada pelas pesadas cinzas vulcânicas do Vesúvio em 24 de agosto de 79 d.C. Pompeia não foi soterrada por lavas vulcânicas, mas simplesmente por pesadas cinzas. Isto permitiu a perfeita conservação de toda aquela história.
Pompeia em  ruínas, vista do alto
Ficou soterrada e desconhecida por mais de    1 600 anos, quando foi encontrada por acaso. Desde então, tornou-se um sítio arqueológico extraordinário que atrai milhares de turistas todos os anos. Ainda há muitos objetos que devem ser mostrados, mas continuam guardados em segredo pelo governo italiano.
 
Pompeia hoje vive assim, lotada de turistas, fonte de renda da Itália 

As escavações revelaram em detalhes a forma de vida e costumes dos habitantes do tempo da Roma antiga. Para conforto dos moralistas, a permissividade de Pompeia foi castigada a exemplo de Sodoma e Gomorra.  

Consa e Helena em Pompeia



Nenhum comentário: