AGENDA CULTURAL

10.1.14

Lambanças do PSDB na região de Araçatuba - lixão tucano em Guararapes

O jornal O LIBERAL, coluna Bastidores, edição de 10/01/2014, noticiou que o prefeito de Guararapes, tucano, e o governador Geraldo Alckmin, também tucano, querem implantar um centro de gerenciamento de resíduos naquele município, que foi chamado de 'lixão" pelo PSDB de Araçatuba, por ter sido iniciativa do prefeito Cido Sério (PT).

Se isso for verdade, a oposição na Câmara Municipal de Araçatuba deve algumas explicações. Em Araçatuba, o centro de gerenciamento de resíduos é LIXÃO. E em Guararapes?  

ATERRO EM OUTRA CIDADE

A possibilidade de instalação de um centro de gerenciamento de resíduos, ou aterro sanitário, em Araçatuba, gerou polêmica e muita discussão. O debate foi acalorado e chegou a ter protestos e ameaças. O assunto está adormecido. Até mesmo a proximidade do aeroporto de Guararapes foi apontada como razão para não instalação do aterro em Araçatuba.

ATERRO EM OUTRA CIDADE 2
A coluna foi informada que está sendo costurado um acordo entre autoridades de Guararapes e o governo do Estado (são do mesmo partido) para instalação de um aterro sanitário regional no município.  Projeto semelhante foi desenvolvido no litoral e com bons resultados e o governo estadual decidiu trazer a iniciativa para o interior e Guararapes seria a primeira cidade escolhida.

REAÇÃO PARTIDÁRIA
Um dos principais núcleos de resistência à instalação do CGR em Araçatuba foi exatamente ninho tucano. Caso se confirme a instalação da unidade regional em Guararapes, administrada por prefeito do PSDB, como será a reação do partido? Da mesma forma fica a pergunta para órgãos estaduais e organismos de consulta e fiscalização. A postura será a mesma?


Como o PSDB trata o povo - CDHU

Como a obra era da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e a decisão de entregar foi do governo estadual para aproveitar a presença de Alckmin, o governo municipal ficou de braços atados. Agora corre para encontrar a melhor solução.  A CDHU poderia ter inaugurado com a presença do governador, mas recomendar às pessoas que mudassem depois.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ocorre que em Araçatuba querem fazer um gigantesco CGR em área agrícola, próximo a minas d'água, sem PGIRs intermunicipal, nem de longe se fala em intensificar coleta seletiva (não interessa vira combustível) todavia a lei prestigia as cooperativas de catadores.Enfim pensaram em um Shopping Center para receber lixo de onde vier, sem compromisso
entre os participantes.
Parece-nos que Guararapes está pensando num consórcio com participantes conhecidos, visando economia de escala, segurança ambiental (seguindo o Inciso III, Art. 19 da 12.305/10. Esperamos que construa fora da AGRA, melhor até fora do setor externo (de 20 km de raio). Deve fazer um PGIRS
intermunicipal. É simples seguir a lei, não é? Será que dá pra perceber a diferença entre um e outro. Entendo que este tipo de empreendimento que se pretende em Guararapes. Assim, creio que até Araçatuba vai querer, mas como está previsto não dá.
Pensem um pouco nisto.