AGENDA CULTURAL

27.3.24

Chão de Matogrosso

Quadro do artista Daltro

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Arçatuba-SP 

Aqui entre os paulistas, quase na divisa, nas rendas de São Paulo, tudo que vinha do estado vizinho não era muito valorizado. Começava pela carteira de motorista. Pulávamos a divisa para comprar CNH. Não era bem assim, mas dizia-se. Houve uma época que era só um Mato Grosso, depois, em 1977, surgiu o Mato Grosso do Sul. São Paulo era um mundo civilizado, e do lado de lá do rio Paraná era sertão.   

Outra lenda era que tudo por lá era resolvido no tiro. Um lugar onde alongavam-se bandidos. Onde predominava a lei do mais forte.

Viajei recentemente para lá para conhecer o Pantanal. Durante o trajeto de dois mil quilômetros (ida e volta) de ônibus, ouvi de alguns companheiros de viagem que mato-grossense é um povo preguiçoso, não gosta de trabalhar. Uma extensão da visão que têm do povo originário, pois lá em Mato Grosso se vê o índio na cara do povo. 

Nessa viagem, pensei que ia passar a mão na cabeça do jacaré. Que nada! Esse Pantanal genuíno não está disponível para turistas farofeiros. Lugares disponíveis para visitas, não mostram tudo. 

Entre os dois estados, MT e MS, há dois mundos culturais: o cuiabano e o pantaneiro. O sul-mato-grossense gosta de se lincar ao Pantanal.     

Posso dizer que depois de São Paulo, Mato Grosso do Sul é o estado que mais conheço no Brasil. Antes de ir para Rosana, quase trabalhei em Três Lagoas, não fosse uma autoridade educacional me fazer uma proposta indecente e eu ser um jovem incorruptível. 

Trabalhei numa escola particular de Araçatuba cuja coordenação funcionava  em Campo Grande; atualmente pertenço ao Rotary, cujo distrito é MS inteiro mais um trecho do Oeste Paulista. Então minhas visitas ao chão de Mato Grosso são amiúde. 

Para completar, meu filho fez (Campo Grande) e um de meus netos faz (Três Lagoas) graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Piso sempre aquele o chão. 

Lá em Mato Grosso (os dois, Sul e Norte), a Guerra do Paraguai não acabou. Principalmente em Corumbá. Ladário (30 mil habitantes), colada a Corumbá, é uma cidade essencialmente militar.

Em 13 de junho de cada ano, eles comemoram o resgate de Corumbá das mãos do Paraguai, depois de dois anos de jugo. É feriado nesse dia. Por lá se sente a presença do Exército e da Marinha (por causa da fronteira feita de rios)

O Brasil é um em cada região. Se tudo der certo, meu próximo passo é conhecer a Região Norte do Brasil.     

6 comentários:

Anônimo disse...

Legal, conhecer o Brasil é a melhor opção, antes de conhecer o estrangeiro.

Anônimo disse...

Amigo Helio. Nasci no Pantanal e vc interpreta muito bem aspectos típicos e pontuais dos Mato Grossos.

Anônimo disse...

Hélio, que bom viajar,ver e conhecer novos lugares,eu morei em Campo Grande numa época em que Mato Grosso era um estado,fui enfermeiro no hospital universitário.Gostei da sua crônica.

Anônimo disse...

Parabens...

Anônimo disse...

É ver prá crer; é não ouvi dizer. Muito bem!

Anônimo disse...

Na década de 50, eu houvia comentários sobre o perigo em viajar para Araçatuba ou Mato Grosso - essa era a visão de quem vivia na capital de SP... Ventura Picasso.