AGENDA CULTURAL

30.3.24

A arte e o turismo de cada cidade

 

Izulina Gomes Xavier

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Toda cidade, por menor que seja, tem pelo menos um artista, nem que seja de estilo primitivo, naif. Palavra de origem francesa que significa ingênuo. 

Frente da Casa da Izulina - Izu ART 

Os primitivistas são geralmente autoditadas, sem formação acadêmica, aprendem sozinhos e criam seu próprio estilo. Tais artistas passaram a ser valorizados após o Modernismo. 

Na visita a Corumbá-MS, o guia turístico nos levou  ao Izu Art, um museu que abriga obras artísticas da artista corumbaense Izulina Gomes Xavier. Como faleceu há a pouco tempo (16/11/2022) e o patrimônio foi doado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nem tudo está organizado a contento, mas vale a pena visitá-lo na rua Cuiabá, 558, fone: (67) 3231-2040.

Izulina Gomes Xavier faleceu com 97 anos, 16/11/2022; nasceu no Piauí, 18/02/1925 Veio para Corumbá-MS por causa das armas, pois seu marido veio trabalhar na fábrica de armamento. Artista plástica, escritora e doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Embora sendo uma artista primitivista, sua arte recebeu reconhecimento da universidade.

Santa Ceia - Uzulina Gomes Xavier

A Casa de Izulina Xavier (Izu Art) é um verdadeiro Centro Histórico Cultural de Corumbá. Vale a pena chegar até lá, quando visitar a cidade, caro leitor. 

IZULINA ESCRITORA

Ela foi membro da Academia Corumbaense de Letras, romancista, também se dedicava à arte de escultura, com trabalhos expostos em lugres públicos do Brasil e também do estrangeiro. 

ROMANCES 
10 anos de emoções (1971)
Um rapto na madrugada (1975)
Uma mulher antes e depois da operação plástica (1978)
Um grito no pantanal (1985)
Meu pequeno mundo (1988)
Amor de fronteira (1994)

HISTÓRIA DE CORDÉIS
A nudez de Anita (1984)
O vaqueiro (1986)
Maria pernas finas e desdentada (1986)
Adeus (1986)
Meu santinho de lata (1987)

CONTOS INFANTIS
Contos'- da vovó (1989)

PEÇAS TEATRAIS
Amor de fronteira
Delinquente 

BONITO NÃO TEM GENTE FEIA

Em Bonito-Ms, não há gente feia. Os feios e as feias foram expulsos de lá por decreto. Feios mesmos são os turistas chegando com seus cartões de crédito e pix.  

Com isso, quem mora em Bonito é bonito ou bonita, não existem bonitinhos, todos são bonitões ou bonitonas. Cada belezura! Nessa manhã visitamos a Praia da Paineira, Rio Formoso. É uma espécie da Praia Municipal de Araçatuba, ou Hot Planet. Antigo Country, por exemplo. Trata-se de propriedade particular, paga-se para entrar. Há lanchonetes e restaurantes. Nessa quinta-feira, 14/03/2024, para receber os araçatubenses, Bonito deu um Sol para cada um. O diabo foi embora, pois o inferno estava mais fresco. Valeu a pena.


Um comentário:

Ventura Picasso disse...

Artista sem medo de críticas - conheci uma que escrevia seu arte, s recados, contos e poesias diariamente - quando surgia em algum lugar da cidade uma mostra de arte, lá ia ver o que faziam - aproveitava a oportunidade para colar ao lado das obras expostas sua criação - de longe observava se alguém se interessasse pela obra primitiva anonima.