AGENDA CULTURAL

13.3.14

Alcides Teodoro, o chofer real



Se engana quem pensa que somente as famílias monárquicas dos séculos passados tinham choferes. Em Araçatuba, o funcionário público da prefeitura, Alcides Teodoro Barbosa é o responsável rpor carregar
 a corte real do carnaval de Araçatuba. Em seus 17 anos de trabalho servindo o carnaval da cidade, Alcides passou por momentos gratificantes e outros um tanto quanto complicados.

Por trás de toda a alegria dos integrantes da corte real, está o trabalho logístico e dedicação de uma pequena equipe que se revezou ao longo dos anos, mas que sempre contou com a paciência e empenho. Com muita dedicação ao exaustivo trabalho de carregar os integrantes da corte por todos esses anos, Alcides traz ao longo do tempo a experiência em lidar com esses representantes do carnaval da cidade, que levam a alegria em diversos locais da cidade.

Mesmo sendo evangélico, ele diz que a religião não o impede de realizar esse trabalho que tanto lhe agrada e o satisfaz. "Tenho minha religião, mas também tenho amor ao meu emprego. Sei dividir as coisas. Minha religião não impede a realização do meu trabalho." Enaltece Alcides.

Para ele, três palavras definem esse tra
balho ao longo dos 17 anos: prazer, alegria e dedicação.



CONVIVÊNCIA
Todos os anos, a corte real se reformula e troca seus integrantes. Em cada uma dessas mudanças, ele relata que houve anos de extrema união e outros repletos de intrigas e desavenças.

Ao longo dos anos, a convivência entre os integrantes foi sempre pacífica e serena, mas nem todos os anos foram assim. Ele conta que já passou por situações extremas de ter que parar o veículo para a acompanhante ir controlar os ânimos exaltados dos componentes. "Já tivemos anos em que os integrantes não se davam bem. As princesas queriam ser melhores que a rainha."

"Sempre tive uma relação boa com os integrantes. Os momentos bons foram maiores que os ruins." Declara.


REI E RAINHA
Dentre os vários integrantes que já passaram pela corte real do carnaval, Alcides destaca os que mais lhe agradaram e que leva consigo na memória foram o ex-diretor de cultura Alexandre Melinsky, como rei momo, e Luciana Samuel como rainha.

Alcides conta que sempre no ultimo dia de apresentação, Alexandre dava o seu máximo nas visitas, fazendo com que o público se contagiasse com sua alegria característica. Já sobre Luciana, ele relembra um episódio em que precisou frear bruscamente a perua em que carregava a corte, o que levou a derruba-lá de costas na parte de trás do veículo.

ACOMPANHANTES
Além de Alcides, que acompanha a corte real fazendo seu traslado por entre os eventos, existem mais dois integrantes que compõem o grupo; Soraia Dias e Dênis(apelido:Malulinho).

Antes de Soraia, as acompanhantes que já passaram por essa função foram Neusa Bonzani e Vanessa Manarelli. Todas, lembra Alcides, sempre muito simpáticas e presentes.

A atual acompanhante Soraia Dias é lembrada com carinho por Alcides. Ele destaca o empenho e dedicação dela nos trabalhos. "A equipe toda é nota 10. Todos sempre muito focados no que se faz" enfatiza.

EVENTOS
Mesmo não tendo tantos bailes de carnaval para atender nos últimos anos, as visitas a entidades e eventos de outro estilo continuaram a todo vapor. Segundo Alcides, no passado eles já chegaram a atender de 7 a 8 bailes por noite.

Nesse ano foram apenas dois bailes, um no Mariá Plaza Hotel e outro no espaço de festas Gaivota, mas o número de visitas cresceu consideravelmente. Em todos eles, o atendimento a comitiva da corte é muito especial.

"De todos os anos, o mais desgastaste foi esse [de 2014]. As visitas se multiplicaram (31 visitas) e eu, como motorista, sou sempre o primeiro a estar de pé e o último a ir pra casa. Foi uma semana toda de visitas!" relata Alcides. Mesmo assim, ele fala com orgulho do seu trabalho, que é fundamental para que as visitas da corte aconteçam em perfeita sincronia.

O evento que ele relembra com mais saudosismo são os que aconteciam no extinto Esporte Clube Corinthians. Para ele, os melhores bailes aconteciam por lá.

DIFICULDADES
No passado, Alcides comenta que as maiores dificuldades eram as de transporte, mas quehoje em dia isso já não o atormenta mais. "A uns três anos nos temos uma van própria pra esse transporte, mas já passamos momentos muito difíceis".

CARNAVAL
De tão infiltrado nesse mundo carnavalesco, ele faz um apanhado geral do carnaval de 2014. Para ele, a vitória da escola "Unidos da Zona Leste" foi merecedora, pois levou um enredo muito distinto e agradável.

Alcides também destaca o trabalho da Assesa (Associação das Escolas de Samba de Araçatuba) nos últimos dois anos na administração do carnaval e também da corte real. "Eles atendem a corte real na parte de alimentação e na escolha dos integrantes. Esse trabalho vem sendo muito bem feito" destaca.

SECRETARIA
O trabalho do secretário de Cultura Hélio Consolaro é lembrado por Alcides por sua garra e determinação em elevar a grandeza da corte real a toda a população. "De todos os administradores que já tivemos, o professor Hélio é o que mais mostrou empenho em promover a corte real e fazer com que ela ganhe prestígio diante de todos" enaltece Alcides.

PERFIL
Nome: Alcides Teodoro Barbosa
Função: Motorista da Prefeitura de Araçatuba (e chofer real no período do carnaval).
Período em que exerce a função de motorista real: desde 1997 (17 anos).
Palavras que definem esse trabalho: prazer, alegria e dedicação.
 

Nenhum comentário: