AGENDA CULTURAL

1.3.14

Araçatubense Carlos Gabas recebe condecoração do governo francês

Embaixador no Brasil, Denis Pietton, entregou insígnia de Cavaleiro da Legião de Honra da França ao secretário-executivo do Ministério da Previdência Social


O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, recebeu a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra da França das mãos do embaixador no Brasil, Denis Pietton, em cerimônia na sede da Embaixada em Brasília (DF), na noite de quarta-feira (26). O prefeito Cido Sério esteve presente ao evento. Instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte, a Ordem Legião da Honra é concedida a militares e civis, por sua bravura e serviço ao país. Na categoria Cavaleiro (Chevalier delaLégion d´Honneur) homenageia estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes à França ou às causas defendidas pelo país.

O embaixador da França, Denis Pietton, em sua fala, apresentou histórico da vida de Carlos Eduardo Gabas. Secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, ele foi o primeiro servidor da Previdência Social que chegou ao cargo de ministro da Pasta. Nascido em Araçatuba em 1957, é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Salesiana (UniSALESIANO) de Araçatuba e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares, na Espanha.

Desde 1985, é servidor concursado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde atuou como superintendente em São Paulo, no período de 2003 a 2005 até ser convidado pelo então ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, para assumir a secretaria-executiva da Pasta. Em 2010, foi nomeado ministro.

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Lula enviaram declaração por escrito, lidas durante a entrega da comenda pelo ministro-chefe da Secretária de Comunicação Social, Thomas Traumman, e pela atriz Glória Pires, respectivamente.

Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva destacaram o trabalho de Carlos Eduardo Gabas à frente do Ministério da Previdência Social, no Partido dos Trabalhadores (PT) e sua cordialidade no dia a dia com amigos, familiares e colegas de trabalho. A declaração foi lida pelo atriz Glória Pires. O prefeito Cido Sério disse que se emocionou durante a cerimônia. “Vi ele representando cada um de nós, araçatubenses”, disse o prefeito Cido Sério.

AGRADECIMENTO
O secretário-executivo Carlos Eduardo Gabas, por sua vez, agradeceu a homenagem do governo francês, lembrando que a função que desempenha no governo brasileiro é fruto de um trabalho coletivo em favor de milhares de aposentados, pensionistas e segurados da Previdência Social. “Sou apenas mais um dos 44 mil servidores da Previdência Social que trabalha para bem servir à população”, disse Carlos Eduardo Gabas. Como ministro e secretário-executivo, ele participou ativamente do processo para a assinatura do acordo previdenciário Brasil-França que já beneficia milhares brasileiros e franceses que vivem nos dois países.

“Essa homenagem constitui-se um grande orgulho para todos nós por que, além de reconhecer o homem que ele é, é um reconhecimento ao serviço que Carlos Eduardo Gabas presta à população por meio de sua atividade no Ministério da Previdência Social. Mais do que um secretário-executivo, é um irmão que encontrei aqui”, diz o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que foi à homenagem a Carlos Eduardo Gabas na embaixada francesa.

PERSONALIDADES
A cerimônia na Embaixada da França foi bastante prestigiada. Além de o ministro da Previdência Social, e de boa parte dos colegas de trabalho do secretário-executivo, os ministros Manoel Dias (Trabalho e Emprego), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Luís Inácio Adams (AGU), Arthur Chioro (Saúde), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Miriam Belchior (Planejamento) o Comandante do Exército Brasileiro, General Enzo Martins Peri, o Comandante da Força Aérea Brasileiro, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, a ex-ministra da Casa Civil e senadora Gleise Hoffmann, o governador em exercício do DF, Tadeu Filippeli, os senadores Wellington Dias, Lindberg Farias, os secretários-executivos Paulo Rogério Caffareli (Fazenda), Valdir Simão (Casa Civil), Eva Chiavon (Planejamento), Claudinei Nascimento (Relações Institucionais), os prefeitos Cido Sério (Araçatuba) e Luiz Marinho (São Bernardo), o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, da Dataprev, Rodrigo Assumpção, do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, os atores Marcos Frota e Cléo Pires e o cantor e compositor Orlando Morais compareceram à condecoração.

Nenhum comentário: