AGENDA CULTURAL

16.3.14

Batucando Araçatuba - 211 batuqueiros

Sábado,15 de março, ocorreu em Araçatuba o 2.º Batucando Araçatuba, evento organizado pela Associação Livre de Músicos de Araçatuba -Alma- com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Houve a presença de 211 percursionistas de várias cidades brasileiras.
Pepa (Alma), Hélio Consolaro, Daniel Freitas (Alma),
prefeito Cido Sério, cônsul Arturo Jarama

Estiveram presentes na abertura do evento: prefeito Cido Sério (PT), secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro (PT) e o cônsul do Peru (São Paulo) Arturo Jarama. 

No palco, havia uma banda seguida por 211 percursionistas. Na hora da execução da música, os instrumentos da banda, como o seu cantor, eram amplificados, enquanto a percussão era acústica.  
Arturo Jarama recebe das mãos do prefeito Cido Sério o título de Hóspede Oficial do município  durante sua estada em Araçatuba
Vídeo da abertura

Araçatuba tem fábricas de Cajon e os músicos locais usam o instrumento. Já há dois grupos de cajones: Grupo 12 Mãos e In Box. 


O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como "Patrimônio Cultural da Nação".  LER MAIS, CLICANDO AQUI. 

A palavra cajón não foi aportuguesada e significa caixão. Cajones - plural de cajón.

O incansável prefeito Cido Sério, sempre mostrando o melhor para os visitantes ilustres, levou Arturo Jarama para conhecer o rio Tietê e o estaleiro: 

Nenhum comentário: