AGENDA CULTURAL

28.3.14

Laurentino Gomes, da trilogia "1808", "1822" e "1889", ministra palestra no UniToledo

Para marcar o dia do jornalista, comemorado em 7 de abril, o curso de Jornalismo do UniToledo e o Diretório Acadêmico Afonso Toledo promovem a palestra “A Construção do Brasil: da Independência à República" com o escritor Laurentino Gomes, autor dos livros “1808”, “1822” e “1889”. O evento será no auditório do UniToledo (Centro Universitário Toledo) no dia 3 de abril (quinta-feira), a partir das 19h30 e é aberto ao público.

Segundo o autor, é quase impossível entender o Brasil de hoje sem olhar para o passado. Problemas atuais, como a corrupção, o regime de toma-lá-dá-cá nos negócios públicos e privados, a desigualdade social e o tamanho do Estado brasileiro – desproporcional a sua eficiência – têm raízes profundas na história do país. São características que precisam ser estudadas e entendidas, caso contrário os brasileiros terão grandes dificuldades na tarefa de construir o futuro. 

Em sua palestra, Laurentino Gomes falará sobre a criação do país como nação independente durante o século e as características que nós herdamos desse período. As profundas transformações ocorridas entre a chegada da Corte Portuguesa de D. João, em 1808, e a Proclamação da República, em 1889, passando pela Independência em 1822 funcionam, segundo o autor, como um “código genético brasileiro”. Elas nos diferenciam dos outros povos, nos impõe alguns obstáculos, mas também oferecem boas oportunidades na construção do futuro.


Laurentino é quatro vezes ganhador do prêmio Jabuti de Literatura. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, o palestrante atuou como repórter e editor no jornal O Estado de S. Paulo e na revista Veja e foi diretor da Editora Abril. Para desenvolver os livros, Laurentino realizou intenso trabalho de reportagem. As três obras podem, portanto, ser consideradas livros-reportagem, devido às técnicas de apuração e pesquisa empregadas.

VOZ
No dia seguinte (4 de abril), a fonoaudióloga Fabiana Borges Benez de Morais ministrará a palestra “Fonoaudiologia e Telejornalismo”. Formada pela PUC-SP, Fabiana atua na área de assessoria em comunicação profissional e presta consultoria para os jornalistas da TV Tem de Araçatuba desde 2005.

Há várias datas no calendário relacionadas ao jornalismo. O dia 7 de abril é a mais tradicional delas e está ligada à contribuição do jornalista Líbero Badaró, defensor da liberdade de expressão e imprensa.

SERVIÇO
Quando: 3 e 4 de abril, a partir das 19h30
Local: Auditório do UniToledo (prédio 1) – rua Antônio Afonso de Toledo, 545 (Jardim Sumaré)

As palestras são abertas ao público.
Mais informações para a imprensa podem ser solicitadas pelos e-mailskarenine.prof@toledo.br e kareninemrc@hotmail.com.

Nenhum comentário: