AGENDA CULTURAL

26.3.14

Queima do Alho remontou tradições caipiras no último domingo


Doces e artesanatos da feira "Estação Taveira"
No último domingo (23), foi realizada a primeira edição do Circuito da Queima do Alho de 2014, uma promoção do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, com o apoio da Prefeitura de Araçatuba. O prefeito Cido Sério (PT) foi lembrado na locução do evento várias vezes, como apoiador da valorização da cultura caipira. 
Secretário de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro, alegre diante do prato de comida tropeira 
O evento foi realizado no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, Parque da queima do alho "Antônio Celestino Ferreira", com a degustação de almoço tropeiro, preparado por comitivas de Araçatuba e região.
Houve comitiva com comida tão gostosa que houve fila para pegar a comida
A tradicional Casa do Peão foi toda decorada com artigos da roça, a fim de retratar os antigos hábitos tropeiros. As representantes da feira “Estação Taveira” ficaram responsáveis por gerir o espaço e servir café aos que ali passavam. Elas também comercializaram produtos típicos da fazenda, todos produzidos artesanalmente. Houve também a participação dos artesãos da Associação dos Artesãos de Araçatuba.

Grande público presente
A decoradora do espaço, Luana Leite, ressaltou a importância de um local que remonta os hábitos tropeiros, além de valorizar a cultura do bairro rural de Engenheiro Taveira, que contou com a ajuda de suas moradoras. “Desde a decoração, até a presença das meninas de Taveira, fez do espaço da Casa do Peão um verdadeiro ponto de descontração e entretenimento aos presentes” enfatizou Luana.
Premiação e autoridades: Jota Carvalho cumprimenta Cláudia Colli pela realização do evento
Durante todo o almoço houve apresentações de música de viola caipira, entoada por cantores tradicionais da cidade. O público acompanhou diversas canções de autoria dos mesmos, além de sucessos de Tião Carreiro e Pardinho. 
O visitante Bacuri (Comitiva Saudade do Corredô, de Novo Horizonte)
Estiveram presentes os secretários: Hélio Consolaro (Cultura), Marta Dourado (Assistência Social), Luís Carlos Custódio (Educação), Jorge Rozas (Meio Ambiente), Antônio Carlos Ferreira (Turismo). O vereador Cido Saraiva também compareceu ao evento. A locução foi feita pelo especialista em cultura caipira, Jota Carvalho, de Barretos, que também é poeta. 
Os chefes de comitiva levaram duas imagens da capela do sítio do peão até o palco, em procissão: Nossa Senhora Aparecida e São Gonçalo (padroeiro dos violeiros) 
Os apoiadores: sindicato rural (patronal) esteve representado por Alfredo Neves e Ernesto Trentim; sindicato rural (empregados), por seu presidente Aparecido Moura.
Palco a distância
Comitivas participantes: Anhangaí (Araçatuba -2.º lugar), Fogão de Lenha (Araçatuba -1.º lugar), São Francisco (3.º lugar -Bento de Abreu), Cabaña Moura (Araçatuba), Sereno da Madrugada (Araçatuba), Poeira da Estrada (Valparaíso)  e a comitiva da Secretaria do Meio Ambiente. Os participantes receberam medalhas e prêmios em dinheiro.

Moradoras do bairro Engenheiro Taveira, participam do Circuito da Queima do Alho na Casa do Peão

Um comentário:

claudia colli disse...

Em nome da Diretoria do Centro de Tradições Culturais, quero agradecer o apoio de todos na realização da 1ª etapa do 6ºCircuito da Queima do Alho do Interior Paulista.

MUITO OBRIGADA A TODOS!!!

E ATÉ A PRÓXIMA!