AGENDA CULTURAL

11.3.14

Santos de casa fazem milagre

Grande público presente na praça João Pessoa
Araçatuba teve dois eventos culturais no último fim de semana (8 e 9 de março de 2014), promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Apresentação do coral Cantata (Neila Fontão) no teatro municipal Castro Alves e Mulheres Encanto na praça João Pessoa.
Angieli Queirós da Rocha,  a única mulher a compor a Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago, foi homenageada durante o show 
Mais uma vez provamos que santos de casa fazem milagres. Tanto o Cantata como as cantoras Carla Brasil, Talita Rustichelli e Juliana Romão acompanhadas pela Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago são de Araçatuba. E o público foi prestigiá-los.
Público presente no teatro municipal Castro Alves
durante a apresentação do Cantata 
Mesmo fenômeno ocorreu em Piacatu, como contou o “secretário” de Cultura Elio Siqueira Rocha. Sempre a Prefeitura gastava um bom dinheiro contratando banda de fora e famosa para o carnaval do município. Em 2014, ele insistiu na contratação de gente de Piacatu e outros da região, formando uma banda local. A presença de público foi um sucesso. Prestigiar o artista local é o caminho das artes em cada município.

Voltando a Araçatuba. A organização do evento da praça foi uma homenagem às mulheres no seu dia. As ações tiveram a coordenação de Carlos Paupitz, com apresentação da Índia Luana no palco. E houve uma homenagem especial para Angieli Queirós Rocha, única música da Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago.
As três cantoras: Talita Rustichelli,
Juliana Romão e Carla Brasil
No teatro municipal Castro Alves, com capacidade para mais de 200 pessoas, lotou, gerando frustração na grande fila que teve de voltar para casa por causa da lotação. 
Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago no palco
Se por um lado, houve uma grande alegria porque o público de Araçatuba prestigia seus artistas, por outro, ficou um gosto de quero mais, precisamos de um teatro municipal bem maior para que ninguém volte para casa.   
Cantata
Para os fãs do Cantata, de Neila Fontão, haverá uma nova apresentação, conforme o projeto apresentado ao Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba. E dessa vez vai ser no teatro da Unip.  

No domingo, na praça João Pessoa, as pessoas tomaram conta dos bancos, das mesas da cantina, de todos os cantos. As cantoras e as orquestras brilharam.
Cantata
Esse público que num crescendo descobre os artistas de sua cidade é uma construção coletiva, não acontece em todas as cidades, para isso ocorrer precisou de haver uma política cultural que valorizasse os talentos locais, adotada pelo prefeito Cido Sério PT). O mesmo ocorreu em Piacatu, com o prefeito Nélson Bonfim (PTB) e o “secretário” de Cultura Elio Siqueira Rocha.  

Mulheres presentes: Silvana Paupitz, Caju e Cidinha Lacerda
 
Grande público na cantina da praça, prestigiando o show Mulheres Encanto

MAIS FOTOS - ANIUSKA CARTEADO

MAIS FOTOS - JOSÉ RIBEIRO

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: