AGENDA CULTURAL

3.4.14

Vereadora bocejante

Hélio Consolaro*


Na quarta-feira, 02 de abril de 2014, por iniciativa das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico, houve uma palestra de esclarecimentos sobre o Vale-Cultura, implementado pelo Ministério da Cultura, proferida por Valério Bemfica.

Também ministraram palestras, representando a Secretaria Estadual de Cultura: Antonieta Jorge Dertikigi, Proac Editais; Efren Eduardo Colombani, Proac ICMS. Havia aproximadamente 100 pessoas no teatro municipal Castro Alves.

Na abertura dos trabalhos, esteve o prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), saudando os presentes. Na plateia, estava a vereadora Tieza (PSDB) que faz oposição sistemática ao prefeito. Todos os vereadores foram convidados, apenas ela compareceu (meus agradecimentos). Ela não foi chamada para representar a Câmara de Vereadores na mesa de abertura do evento, porque chegou atrasada.
 
Prefeito Cido Sério (PSDB)
Depois da mesa desfeita, agradeci pessoalmente a presença dela, que estava acompanhada de uma assessora. A presença dos dois num mesmo evento gerou comentários na imprensa local.

Nota da coluna Periscópio, Folha da Região, jornal de Araçatuba, edição de 03/04/2014:
“A vereadora Tieza Marques de Oliveira (PSDB) participou ontem de palestra promovida pela Secretaria de Cultura sobre Vale Cultura que irá distribuir recursos para que as pessoas tenham acesso a atividades culturais, e mais uma vez teve de lidar com a falta de cordialidade do prefeito Cido Sério (PT), de quem é adversária política. O chefe do Executivo não cumprimentou a parlamentar quando passou por ela durante o evento. Não foi a primeira vez que isso aconteceu”.
 
Vereadora Tieza (PSDB)
Não havia jornalista da Folha da Região cobrindo o evento, portanto, o jornal reproduziu informações de terceiros. Provavelmente, informação da própria vereadora, que é irmã da proprietária do jornal. Faltou a coluna Periscópio dizer que a vereadora bocejou muito durante o discurso do prefeito.

Dizem que o bocejo tem vários significados, até mesmo de interesse sexual pelo outro. Não se trata da causa do bocejo da vereadora. Na maioria das vezes, o bocejo representa desinteresse pelo discurso do outro, enfado.

Logicamente, a vereadora vai dizer que não foi bem assim... Para quem conhece Tieza mais de perto, sabe que ela é tinhosa, do tipo “não levo desaforo para casa”, “bateu, levou”. Faz o discurso da “cultura de paz”, mas é briguenta desde criancinha.
 
Prefeito Cido Sério faz a abertura do evento
O prefeito confessou a este cronista que realmente não viu a vereadora, pois estava mesmo “varado de fome”. Havia participado de dois eventos da Secretaria Municipal de Cultura naquela manhã, em ambos não houve café da manhã por causa do pão-durismo de seu secretário.

A nossa criancice, às vezes, se prorroga pela vida adulta. Ainda bem, “não deixe morrer o menino que mora dentro de você, meu velho”, cantou Ivan Lins. Como também a birra, a carência de atenção, esses defeitos congênitos da meninice perdura vida adentro. Da próxima vez, o prefeito dirigirá o olhar para todas as flores, da mirrada margarida até a rechonchuda dália.     


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP.  

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Ficar divulgando essas picuinhas leva a que.? (Cade o acento nessa coisa?) eu estava interessado e um momento houve que quase caij da cadeira.O tal de periscopio gosta de uma fofoca