AGENDA CULTURAL

21.6.14

Nos desvãos da literatura


Hélio Consolaro*

Em setembro, como fazemos há 06 anos, teremos a 6.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura com parceria do Sesc, da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Araçatubense de Letras, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, da Livraria Nobel de Araçatuba.

Será um momento intenso de viver a literatura, na comunidade e nas escolas, com muitas atividades. No seu primeiro dia,  haverá a premiação dos vencedores do 27.º Concurso de Contos Cidade de Araçatuba e um sarau homenageando o escritor José Geraldo Martinez. Na porta do teatro municipal Castro Alves, teremos a entrega gratuita de um exemplar da coletânea dos contos vencedores de 2014 a todos os presentes.  

No dia 10, teremos outro sarau, com escritores de Araçatuba e região e a atriz Carina Porto, que é de Araçatuba e participa de novelas na televisão brasileira.

Alguns escritores me solicitaram esclarecimentos sobre o tema da 6.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, 2014: “Nos desvãos da Literatura, outras artes”. Não sei se sou a pessoa mais indicada para explicar o tema.

Depois da discussão entre representantes do núcleo regional da UBE e da AAL e Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, chegamos à conclusão de que o tema proposto pelo escritor e doutor em Letras, Tito Damazo, seria o melhor.

A palavra “desvãos” na frase em questão foi aplicada no sentido conotativo. Das gretas, dos intervalos, de suas páginas surgem outras artes, outras linguagens que se aproveitam dela.  

Assim, organizar a pauta da jornada seria mais elástica, como está sendo de fato, pois convocamos o teatro, a música, o cinema para ajudar. “Antônio Carlos e Jocafi cantam Jorge Amado” será o show de encerramento na praça João Pessoa na sexta-feira, 12/09/2014, trazido pelo Sesc Birigui. Teremos peças de teatro nas escolas estaduais, contação de história nas escolas municipais. Estamos providenciando filmes baseado em romances da literatura brasileira para serem projetados.

Jorge Amado é um escritor brasileiro que contribuiu muito com as novelas e o cinema brasileiro, com isso muitos compositores fizeram músicas inspiradas em suas obras para que participassem das trilhas sonoras das filmagens.     

A primeira edição do livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, teve ilustrações do artista plástico Aldemir Martins, verdadeiras obras de arte. Assim, nos desvãos da literatura, outras artes. Como há também a questão da intertextualidade entre as artes, exemplo, é o diálogo existente entre as obras de Graciliano Ramos e Cândido Portinari.

Não faremos uma grande feira de livros, não será um megaevento, mas a preocupação com a formação de leitores e a divulgação de nossos escritores locais e regionais. Contamos com você.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba.

Nenhum comentário: