AGENDA CULTURAL

22.7.14

Exposição Arte e Cinema na Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral" - Araçatuba


O Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura, apresenta a exposição Arte e Cinema pelos Posters. A partir de hoje, 22/7/2014, se estendendo por 30 dias. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba-SP.


Com curadoria de André Sturm e Alessandra Dorgan, a mostra exibe dezenas de posters de filmes que marcaram a história da cinematografia mundial e algumas releituras livres dos cartazes originais feitos por vários artistas. A exposição faz um panorama histórico dos diversos períodos do cinema, passando pelo neo realismo italiano, expressionismo alemão, cinema novo, chegando à produção hollywoodiana. Exposta em outubro de 2012 no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, a mostra atualmente circula pelo Programa Pontos MIS nas cidades parceiras do Estado de São Paulo.


Os primeiros posters surgiram como ferramenta de divulgação de espetáculos dos mais diversos gêneros da sétima arte, e logo se tornaram referência de suas épocas, contando muito sobre aspectos como o período histórico, moda, costumes e design gráfico. A cidade de Guaiçara recebe posters dos longas Nosferatu (dir. F.W. Murnau, Alemanha, 1922), Um Corpo Que Cai (dir. Alfred Hitchcock, EUA, 1958), Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (dir. François Truffaut, França, 1962), Apocalipse Now (dir, Francis Ford Coppola, EUA, 1979), Kill Bill (Dir. Quentin Tarantino, EUA, 2003), entre outros.
Entre os cartazes expostos em Palmital estão os dos filmes Metrópolis (dir. Fritz Lang, Alemanha, 1927), Lolita (di. Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 1962), Deus e O Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, Brasil, 1964), Taxi Driver (dir. Martin Scorsese, EUA, 1976) e Tudo Sobre Minha Mãe (dir. Pedro Almadovar, Espanha, 1999).

Sobre o Ponto MIS
O programa é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba. 

Seu objetivo é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema. Além das atividades decorrentes no mês, o programa disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema. 

Acesse o site do Pontos MIS www.pontosmis.org.br e a página no Facebook www.facebook.com/pontosmissp para acompanhar as últimas novidades do projeto.

SERVIÇO
Arte e cinema pelos posters 
Biblioteca Municipal Rubens do Amaral - Araçatuba
Segue horário de funcionamento da biblioteca, inclusive aos sábados de manhã.

Nenhum comentário: