AGENDA CULTURAL

16.8.14

Biblioteca realiza Mundo Mágico da Leitura com integrantes da ASAS


A Biblioteca Municipal Rubens do Amaral recebeu nesta terça-feira (12) integrantes da Associação de Apoio à Saúde Mental de Araçatuba (ASAS), em mais uma ação do projeto Mundo Mágico da Leitura. Eles participaram de atividades dinâmicas orientadas pela contadora de histórias Flávia Wolffowitz.
A realização é da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

“É um projeto expansivo, que atinge diversos públicos e, a cada dia, mais participantes”, enfatizou a dirigente da biblioteca Tânia Capelari, que promove a ação há alguns anos. Dentre as conquistas e avanços está adesão de mais três contadores de histórias.

Segundo a presidente da ASAS, Mirella Martins Justi, a parceria entre o projeto da biblioteca e as oficinas terapêuticas da entidade vem ao encontro do trabalho realizado. Um dos objetivos é integrar os pacientes atendidos nos espaços públicos, para recondução social e evitando reinternação, em muitos casos.

A Associação de Apoio à Saúde Mental de Araçatuba surgiu em 2010 a partir de Movimento
Antimanicomial previsto na Lei 10.216/2001, que prevê o fim dos manicômios e adoção de outros modelos de tratamento, como o CAPs (Centro de Apoio Psicossocial). Araçatuba possui o serviço desde 2009: CAPs-ad (álcool e droga) Benedita Fernandes, implantado por meio de ação direta da Prefeitura de Araçatuba. A gestão é do Hospital Benedita Fernandes.

Nenhum comentário: