AGENDA CULTURAL

23.8.14

Bienal do livro começou em São Paulo

Tema desta 23ª edição é Diversão, Cultura e Interatividade: Tudo Junto e Misturado. Segundo os organizadores, a expectativa é atrair mais de 750 mil pessoas, público que visitou a última edição do evento
22/08/2014
Elaine Patrícia Cruz - Agência Brasil
Começa hoje (19/8/2014) o maior evento do setor literário da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras de livros do país. O tema desta 23ª edição é Diversão, Cultura e Interatividade: Tudo Junto e Misturado. Segundo os organizadores, a expectativa é atrair mais de 750 mil pessoas, público que visitou a última edição do evento.

Este ano, a bienal vai apresentar mais de 400 atividades para o público, entre literatura, música, quadrinhos, teatro, dança, circo e cinema. A mostra ocorre até o dia 31 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da capital paulista.

A novidade este ano é a parceria fechada com o Sesc São Paulo para a programação cultural do evento. "A cultura e, no nosso caso, especialmente a literatura, permite diluir as diferenças sociais e econômicas, agregando valor e estimulando o contato com os livros, música, dança e outras expressões artísticas e intelectuais", disse Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza a mostra.

Fazem parte das atividades encontros e bate-papos com escritores consagrados, na Arena Cultural. A mostra tem ainda uma área voltada à gastronomia, chamada Cozinhando com Palavras. No espaço Escola do Livro, haverá cursos, workshops e palestras sobre criação, produção, promoção e venda de livros. No Salão de Ideias serão abrigadas 34 mesas de discussões e recebidos 120 convidados, entre eles, os romancistas Cristovão Tezza, Patrícia Melo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum e Elias Khoury, além do escritor, cartunista e desenhista Ziraldo.

No Anfiteatro, vão ocorrer mais de 40 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema, baseados no mundo da literatura. Entre as peças está Imago-Uma Lua n'Água, uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor argentino Júlio Cortázar. Entre os filmes está A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Mel Stuart, que será acompanhado pelo CineConcerto da Trupe Chá de Boldo. Neste espaço também ocorrerão espetáculos literários, como o show Solidão no Fundo da Agulha, com o escritor Ignácio de Loyola Brandão e sua filha, a cantora Rita Gullo, contando curtas histórias, marcadas por músicas que fazem parte de sua memória afetiva.

As crianças e os jovens também terão um lugar exclusivo, chamado de Espaço Imaginário, uma área de 650 metros quadrados que vai receber 100 atrações, entre elas, a premiada ilustradora Maria Eugenia, o jovem talento do cartum e da tirinha nacional João Montanaro, o desenhista da Marvel Luke Ross e o escritor Pedro Bandeira.

Para participar da maior parte dessas atividades será preciso retirar senhas, com meia hora de antecedência. A Bienal estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 22h. O preço dos ingressos varia de R$ 6 a R$ 14. Quem quiser chegar ao local utilizando transporte público, haverá ônibus gratuito saindo da Estação Portuguesa/Tietê de metrô todos os dias da semana e saindo da Estação Palmeiras/Barra Funda somente aos finais de semana. Mais informações podem ser obtidas no site www.bienaldolivrosp.com.br.


Nenhum comentário: