AGENDA CULTURAL

22.8.14

Os benefícios da gratidão

“A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras”, dizia o filósofo Cícero. Estudos mostram que cultivar o sentimento de gratidão pode aumentar os níveis de bem-estar e felicidade. Pensar na vida de maneira grata aumenta os níveis de energia, otimismo e simpatia.
Por: Equipe Oásis
“Algumas pessoas reclamam que rosas têm espinhos; eu sou grato porque os espinhos têm rosas”, ensinava o filósofo Alphonse Karr. A gratidão é uma emoção que expressa o apreço por aquilo que se tem – ao contrário, por exemplo, da ênfase que o consumidor dá àquilo que deseja ou precisa – e está recebendo muita atenção como uma faceta da psicologia positiva. A gratidão é o que é despejado no copo para deixá-lo meio cheio. Estudos mostram que a gratidão não apenas pode ser cultivada deliberadamente, como também pode aumentar os níveis de bem-estar e felicidade entre aqueles que a cultivam. Além disso, o pensamento de gratidão – e especialmente a expressão disso para outros – está associada ao aumento dos níveis de energia, otimismo e empatia.


Dar graças diariamente pelo que você tem
Você já reparou como algumas pessoas são gratas e apreciam tudo o que têm, enquanto outros se queixam de tudo que não têm? Que tipo de pessoa você é? Quando vê o copo com água, você o vê como meio cheio ou meio vazio? Como ver o nível do conteúdo do vidro dá um vislumbre incrível da sua felicidade geral e do seu estado de espírito.
É divertido reunir-se com a família e os amigos em ocasiões festivas, mas também é saudável ter tempo para refletir sobre as farturas que cada um de nós tem em nossa vida diária. A felicidade e o bem-estar são mais importantes do que status e posses. O materialismo não é a felicidade. Esse sentimento de direito adquirido nunca vai trazer alegria. A felicidade é paz de espírito, e muitas vezes, nesta vida de montanha-russa em ritmo acelerado que levamos, esse conceito fica perdido, especialmente durante períodos muito estressantes do ano.
Passamos por testes todos os dias, e não é preciso sobreviver a um furacão ou a uma tragédia pessoal para incorporar a gratidão à sua rotina do dia a dia. As características que definem quem pode lidar com as adversidades são as mesmas que definem quem vai ter uma vida feliz, saudável e produtiva.


: A crença em algo maior do que você é, seja Deus, família, um poder superior ou uma causa.
Esperança: O conhecimento de que, não importa como as coisas estão sombrias no presente, há uma crença de que tudo vai ficar melhor: “O Poder da Esperança”.
Amor: Seus sentimentos de amor para com os outros – sejam eles um indivíduo, uma família ou um grupo – e deles para você podem enriquecer sua vida de inúmeras maneiras.
Gratidão: Seja grato pelas coisas que tem, em vez de ser amargo pelo que não tem.
E então, você agradece regularmente pelas riquezas que existem na sua vida? Se não, nem tudo está perdido. A gratidão pode ser aprendida, praticada e desenvolvida, produzindo uma sensação de bem-estar, otimismo e felicidade. Além do mais, quando as crianças veem os pais agradecidos, são mais propensas a se tornar filhos agradecidos.


A partir de hoje, implemente estas sugestões na sua vida diária:
• Todas as manhãs, antes de sair da cama, pense em tudo aquilo na sua vida pelo qual você é grato – pode ser o cônjuge ao seu lado, a criança na sala ao lado, o animal de estimação na cozinha. Pode ser o sol que brilha através da janela, as pernas que o levam aonde você quer ou os olhos que usa para ver o mundo. Faça isso todas as manhãs, torne isso um ritual. Garanto que, se você fizer isso, vai começar a sua manhã num tom positivo, e isso estabelece o padrão para um dia positivo.
• Todos nós temos dias ruins, porque a vida não é perfeita. Coisas ruins acontecem o tempo todo. Quando a vida lhe dá um golpe, em vez de ruminar sobre a sua má sorte, use o tempo para escrever as coisas pelas quais você é grato atualmente. Vê-las no texto, e até mesmo o ato de escrever, pode ser calmante e catártico.
• Seja grato pelos desafios da vida, porque eles nos servem como lições e nos permitem crescer. Veja cada desafio como uma forma de aprender e construir uma vida melhor.


• Seja grato pelo que você tem. A inveja irá sugar a vida para fora de você. Em vez de desejar ter uma mansão, a criadagem, o carro esporte dos sonhos ou roupas de grife, dê graças por aquilo que você tem. O consumismo não é o caminho para a felicidade. Sempre haverá aqueles que têm mais, assim como sempre haverá outros que têm menos. Agradeça que você tem o suficiente.
• Por fim, ajude os outros. Toda vez que vir alguém menos afortunado, pense “Mas pela graça de Deus eu vou” e preste-lhe solidariedade, mesmo que seja apenas com um sorriso e uma palavra de encorajamento. Não precisa ser religioso para fazer isso; é apenas um reconhecimento de que você tem mais do que muitos.
Portanto, quando você sente a necessidade de refletir sobre os tempos de crise econômica, a alta taxa de desemprego e todos os problemas que estamos enfrentando, pare. Dirija a sua atenção para aquilo em que você tem fé, para os que ama, que o amam, e para suas esperanças em relação ao futuro. Mais importante ainda, separe um tempo para reconhecer com gratidão todas as coisas boas que tem em sua vida.
A vida é um presente. A liberdade é um dom. O emprego é um presente. Os amigos e entes queridos são presentes. Sua própria respiração neste momento é um presente. Visualizar a vida com olhos gratos dá um vislumbre de que a vida não lhe deve nada e permite que a gratidão ponha para funcionar sua humilde magia. Dê graças diariamente.

Um comentário:

izequiel DeDeCamillo disse...

otimo, a filosofia do Buda, é essa!