AGENDA CULTURAL

20.8.14

Consumidor brasileiro é o que mais confia na economia de seu país

Índice de confiança dos consumidores brasileiros em relação à melhoria da economia foi o que mais subiu em julho entre 24 países pesquisados; seis em cada dez pessoas no Brasil (62%) acreditam em um fortalecimento econômico nos próximos seis meses; uma em cada quatro pessoas ouvidas considerou "boa" a situação econômica do País no mês passado; dados são da consultoria Ipsos, que entrevistou mil brasileiros na primeira quinzena de julho
247  O Brasil lidera o ranking de 24 países que retrata a confiança dos consumidores em relação à melhoria da economia. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Ipsos, a confiança do consumidor brasileiro foi a que mais subiu em julho (62%), seguida por Índia (62%), Arábia Saudita (54%), Egito (50%) e China (36%). A média global foi de 25%.
Seis em cada dez brasileiros responderam em julho acreditar em um fortalecimento econômico nos próximos seis meses, um crescimento de cinco pontos percentuais superior ao índice de junho (57%). O avanço foi maior, na América Latina, do que o do México, que cresceu três pontos, e o da Argentina, que subiu dois.
O estudo aponta ainda que uma em cada quatro pessoas ouvidas considera "boa" a situação econômica do País. Neste quesito, o Brasil registrou uma queda de sete pontos na comparação com o mês anterior. A pesquisa foi feita com mil brasileiros pela Ipsos entre os dias 1º e 15 de julho e reproduzida pela coluna Mercado Aberto, da Folha de S. Paulo.
Cenário positivo
A economia brasileira recebeu hoje mais uma notícia positiva: o anúncio, pelo Banco Central, de novas medidas para estimular o mercado de crédito, com potencial para injetar ao menos mais R$ 10 bilhões na economia. Em comunicado, o BC explicou que elevou para 60%, sobre 50%, a parte do recolhimento compulsório a prazo que pode ser cumprida com operações de crédito. E decidiu restabelecer em 75% o Fator de Ponderação de Risco (FPR) para todas as operações de crédito de varejo, independentemente do prazo (leia mais aqui).

Nenhum comentário: