AGENDA CULTURAL

13.9.14

Literatura e cinema ocupam espaços de teatro na 6.ª Jornada de Literatura

84 escolas visitadas - 96 atividades desenvolvidas com alunos 

As autoras Lívia Rodrigues e Ana Lúcia Rezende
Na penúltima noite (11) da 6.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, o Teatro Paulo Alcides Jorge foi palco de duas artes simultaneamente, em sintonia com o tema do evento para 2014: “Nos Desvãos da Literatura, Outras Artes”. Enquanto no saguão ocorria o lançamento do livro "Encontro na Feira", autoria da psicopedagoga Ana Lúcia de Arruda Ramos Rezende e da nutricionista Lívia Bernardes Rodrigues, o filme “Olga” era exibido no teatro.

Essa outra arte, a do cinema, teve participação na jornada de literatura por meio de parceria que a Prefeitura de Araçatuba mantém com o Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), de São Paulo. O secretário de Cultura Hélio Consolaro optou por três filmes nacionais baseados em produções literárias, sendo um deles para crianças.
 
Coral Sest-Senart abrilhantou a noite de autógrafos
“Olga”, baseado no livro homônimo de Fernando Morais, foi o terceiro filme a ser exibido, com presença de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola municipal Hélia Pinholi Mungo. No dia 10, a opção foi “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, também baseado em livro homônimo, de Machado de Assis. No primeiro dia de exibições (9), alunos de escolas municipais lotaram o teatro para curtir as peripécias de “Menino Maluquinho”, filme inspirado em personagem do escritor Ziraldo.

ENCONTRO NA FEIRA

Pouco antes da exibição do filme, o livro "Encontro na Feira" foi lançado em um ambiente tipicamente de feira, inclusive com alimentos, e que teve ainda participação especial de um coral. A psicopedagoga Ana Lúcia de Arruda Ramos Rezende e a nutricionista Lívia Bernardes Rodrigues montaram barracas – literalmente – no saguão do teatro.

As autoras complementaram conhecimentos para conscientizar crianças e adultos sobre a importância da alimentação saudável. O livro utiliza ferramentas como letra bastão e, segundo elas, “receitinhas para chamar a atenção dos menores”. O material pode ser trabalhado tanto na escola quanto em casa.

O lançamento teve apresentações do coral Projeto Vozes, iniciativa da unidade do SEST/SENAT, vinculado ao setor de transportes. Ana Lúcia Rezende diz que foi muito gratificante a presença dos familiares, amigos e demais pessoas que prestigiaram o evento. O secretário Hélio Consolaro esteve presente.
 
Exibição do filme “Olga”
"Eu e a Lívia tivemos a intenção de contribuir para a educação das crianças, mas também de criar um material que alcançasse os adultos. É muito bom ver que as pessoas reconhecem esse trabalho. Todas as minhas expectativas estão sendo superadas", declarou a psicopedagoga. Dentre as barracas montadas no saguão do teatro, que também é acesso à Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, uma reuniu alguns dos resultados das “receitinhas”, que foram saboreadas pelos convidados.

A 6.ª Jornada de Literatura é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, com promoção da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e amplo apoio: Secretaria Municipal de Educação (SME), Diretoria Regional de Ensino, SESC, Academia Araçatubense de Letras (AAL), núcleo regional da União Brasileira de Escritores (UBE), Oficina Cultural Sílvio Russo, Livraria Nobel e Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), iniciativa focada em cinema.

Nenhum comentário: