AGENDA CULTURAL

1.10.14

Adeus ao Orkut

A partir de 30/09/2014,, os usuários não tiveram mais acesso às suas contas e dados na rede social; conheça sua trajetória
Por Juliana Américo Lourenço da Silva
SÃO PAULO – Ontem, terça-feira (30/9/2014), o mundo da internet e a tecnologia se despediram da primeira rede social de grande sucesso, o Orkut. Há três meses, o Google anunciou que iria encerrar o serviço do Orkut por conta da perda de usuários para outros sites de relacionamentos.
A partir de hoje, os usuários não terão mais acesso às suas contas e dados na rede. No entanto, nem tudo está perdido, o Google está criando um acervo de comunidades onde ficarão guardados posts e discussões importantes para a história da internet do Brasil.
O Orkut foi criado em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten com o objetivo de ajudar os membros da rede a conhecerem pessoas e manter relacionamentos.
A rede social surgiu do tempo livre que o Google dá aos funcionários para o desenvolvimento de novas ideias. O sucesso do Orkut foi tão grande entre os indianos e brasileiros que em agosto de 2008, a sede da rede deixou de ser na Califórnia e passou a ser operado pela equipe do Brasil.
Porém, em dezembro de 2011, o Orkut perdeu a preferência dos brasileiros para o Facebook e Twitter, que estavam desembarcando no País. Além disso, o próprio Google deixou de dar atenção a rede e passou a se dedicar ao sucesso do Google+.


Nenhum comentário: