AGENDA CULTURAL

5.12.14

Gravuras restauradas da antiga sede social do Araçatuba Clube são entregues por empresário

Notícia do jornal O LIBERAL, com acréscimo de informações
Severino Garcia Figueiroa (Bié), Rose Fávero, Cido Sério e Emiliano Rodrigues ouvem o secretário Hélio Consolaro

Obras estão acessíveis à população e podem ser vistas no Araçatuba Clube de Campo. Elas foram feitas pelo artista plástico italiano, já falecido, Franco da Sermide.

O italiano viveu durante 20 anos no Brasil e faleceu vítima de enfarto em 1973, aos 53 anos. Criou também outras obras em Araçatuba. Uma delas, que ficava na fachada do antigo Intec (Instituto Noroestino de Trabalho, Educação e Cultura), foi extinta com a falta de preservação e com a ação do tempo. Atualmente, funciona no local a Casa de Cultura Adelino Brandão (que abriga a Secretaria Municipal de Cultura), onde há também uma escultura de Sermide, intitulada "Os Amantes". Outro painel está onde hoje é a Caixa Econômica Federal, na praça Rui Barbosa. Além disso, fez algumas esculturas para residências.


Foram entregues ontem (3), em cerimônia que contou com a presença do prefeito Cido Sério, do secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fernando Ítavo, os três painéis restaurados do artista plástico italiano Franco da Sermide. Concebidas no final da década de 1960 pelo artista que estava de passagem pelo município, as obras foram retiradas em 2012 da antiga sede do Araçatuba Clube, no Centro da cidade, que foi demolida e dará lugar ao edifício comercial Araçatuba Office, e instaladas no Araçatuba Clube de Campo, sendo duas na entrada social do clube e outra na área de eventos. Com 7 metros de largura e 3 de altura cada um, os painéis foram restaurados pela artista plástica Rose Fávero.
Ao lado do painel de entrada, prefeito Cido Sério 
O secretário Hélio Consolaro agradeceu o empreendedor e ressaltou que a iniciativa é uma exceção no Brasil. “Infelizmente, poucos empresários têm essa sensibilidade que os empreendedores do Araçatuba Office tiveram. É uma felicidade podermos preservar a história e a cultura araçatubense. Parabéns, aos empreendedores e ao Araçatuba Clube por receber e disponibilizar essas obras ao público”, disse Consolaro.

O prefeito Cido Sério também fez questão de reconhecer a atitude dos empresários representados na ocasião por Rodrigues. “Penso que essa iniciativa é de extrema importância para a história e para a cultura de Araçatuba. E isso prova que ações conjuntas entre a iniciativa privada e o poder público fazem desta uma cidade melhor para se viver. Conte sempre (Emiliano) com a prefeitura para preservar ações como esta”, afirmou o prefeito.
 
Painel externo, colado ao da entrada, que receberá uma cobertura 
"Entendemos que os painéis são importantes para os araçatubenses. Na época, muita gente reivindicou que fosse dada a devida atenção às obras. Trouxemos, então, a um local onde o fluxo de gente é grande, no caso, o Araçatuba Clube de Campo, cuja diretoria prontamente aceitou a sugestão e a quem também devemos agradecer pela solicitude e pelo entendimento da situação", explicou o empresário Emiliano Rodrigues. As gravuras estão acessíveis à toda a população. Quem tiver interesse em conhecê-las pode ir até o Araçatuba Clube de Campo, que é aberto à visitação.

ARAÇATUBA OFFICE

O Araçatuba Office ocupará parte da área da antiga sede do Araçatuba Clube, entre as ruas Carlos Gomes e Afonso Pena, no Centro de Araçatuba. A localização, aliás, é o principal diferencial do moderno projeto do Araçatuba, pois em seu entorno conta com mais de 5 mil estabelecimentos comerciais, entre cartórios, bancos, escritórios e comércio local. O Araçatuba Office é fruto da parceria das incorporadoras Vetor, SR Empreendimentos Imobiliários e Six.

A área de 2.279,60 m2 vai ganhar um centro comercial com 15 andares, com até 12 salas por piso. O Araçatuba Office tem plantas flexíveis de 38,86 m2 (10 salas), uma de 44 m2, e outra de 46 m2, podendo ser adquiridas todas juntas, formando uma laje completa. Dessa forma, o empreendimento é propício para a instalação tanto de micro e pequenas quanto de médias e até grandes empresas. O empreendimento contará com 361 vagas privativas, sendo 281 para carros e 80 para motos.


Rodrigues destaca que, além de arrojado e moderno, o centro comercial vai priorizar conceitos importantes e diferenciados na prestação de serviço. "No piso térreo teremos salas de convenção e amplas salas para reuniões. Os espaços poderão ser locados pelos condôminos quando tiverem necessidade de um local especial para receber e promover o debate com seus clientes", disse. Na área comunitária será instalado um café.

Nenhum comentário: