AGENDA CULTURAL

7.1.15

Ex-gerente da Previdência Social de Araçatuba assume presidência do INSS

A ex-gerente executiva da Previdência Social de Araçatuba, Elisete Berchiol da Silva Iwai, assumiu na segunda-feira (5) a presidência do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Ela substituiu Lindolfo Sales.


Elisete foi gerente-executiva da Previdência Social em Araçatuba de 2003 a 2006, cargo hoje ocupado por Keiko Aso. Em seguida ela assumiu a Superintendência do INSS no Estado de São Paulo e participou da equipe que fez a reestruturação do Instituto. Ela é servidora pública de carreira do INSS e desde 2011 atuava como secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social (MPS), juntamente com o atual ministro, o araçatubense Carlos Eduardo Gabas.

A nova presidente é natural de Dois Córregos (SP) e iniciou sua carreira em Andradina (SP) por meio de concurso público, no cargo de Técnico do Seguro Social do INSS. Em 1985 ela foi para Araçatuba (SP), onde trabalhou nos mais variados setores do INSS.
Elisete é formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Toledo, de Araçatuba e pós-graduada em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha).

VALORIZAÇÃO
Numa entrevista concedida para uma publicação do MPS em agosto de 2013, quando ainda era secretária-executiva adjunta do MPS, Elisete narrou que acompanhou e contribuiu na fusão da gestão ineficiente do INSS para uma gestão que deixou de simplesmente conceder benefícios e passou a reconhecer e valorizar o direito do cidadão ao benefício. “Essa mudança entre conceder benefício e reconhecer direito é a chave da mudança que nós tivemos; à medida que você reconhece direito com mais qualidade do atendimento, na informação, é extremamente importante. Estamos trabalhando no aperfeiçoamento dos nossos sistemas para que eles ofereçam, cada dia mais, segurança na informação e agilidade na prestação do serviço”, disse a nova presidente na ocasião.


Nenhum comentário: