AGENDA CULTURAL

13.1.15

Praça das Artes - uma iniciativa da Prefeitura de Araçatuba

 
Artistas visuais ocuparam oficialmente a Praça das Artes, em Araçatuba, no domingo (11). Nas palavras do secretário de Cultura Hélio Consolaro, “pintores, escultores, fotógrafos, ilustradores, desenhistas, grafiteiros e outros artistas revelaram algumas das impressões digitais das próprias almas”.

“A arte é a impressão digital da alma. Assim, a Praça das Artes começou a transformar aquilo que é público, a cidade, no recanto de pessoas que gostam de expressar sua subjetividade. Até parece uma apropriação indébita, pensando em que o público é a expressão da cidadania, do coletivo. Seria como transformar uma coisa pública no jardim da casa de cada artista”, compara Consolaro.


O prefeito Cido Sério destacou que “Araçatuba inicia um novo tempo no incentivo às artes visuais, que atende à demanda de artistas e do público. É preciso lembrar, porém, que nossa administração já criou o Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), que nos colocou em uma lista muito exclusiva de municípios que possuem um equipamento como este. A Praça das Artes é complemento de uma política que temos implantado desde que assumimos. E fico emocionado ao ver este espaço inaugurado e cheio de vida, de gente e de arte".

Duxtei Vinhas Ítavo utilizando o espaço da Praça das Artes
E de gente das artes visuais como Adriana Costa, Aline Lopes, Bia Martins, Duxtei, Esgalha, Henes Pio, José Luiz Py, Renê Ragi, Roberto Raniel, Sônia Oliveira, Shirlei Omori e Vanilda Borghi. Duas artistas são descendentes do imigrante japonês e empresário Sakusuke No, nome oficial da Praça das Artes: a neta Solange No e a sobrinha-neta Giovana No.

O escultor Henry Mascarós, que é diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura coordena o novo projeto da Prefeitura de Araçatuba. Na ocupação oficial da Praça das Artes, a cantora e compositora Talita Rustichelli deu um show à parte. Literalmente.



Os artistas visuais poderão ocupar a Praça das Artes (rua Cussy de Almeida próximo ao número 1600, no bairro Higienópolis) todos os dias. Para isso, é preciso fazer cadastramento na Secretaria de Cultura, na rua Anita Garibaldi, 75, no centro da cidade. Informações: 18 3636.1270.

Nenhum comentário: