AGENDA CULTURAL

24.3.15

Fest Record Sertanejo - etapa Araçatuba

A música sertaneja de Araçatuba ganhou visibilidade durante a realização do Fest Record Sertanejo, uma parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e a TV Record Rio Preto: de 25 de fevereiro a 20 de março de 2015.

Como se tratou de um evento promovido por uma emissora de televisão, outros canais e outras mídias não divulgaram nada a respeito, ficando restrito aos telespectadores da Record. Assim, quem não muda de canal e nem frequenta as redes sociais não ficou sabendo nada sobre o festival.
Parreira, Rei do Vale e o secretário municipal de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro
As inscrições foram feitas de 25 a 28/2/2015 no MAAP - Museu Araçatubense de Artes Plásticas - com gravação de vídeo em seguida no palco do teatro municipal Castro Alves: 173 pessoas de inscreveram.

No dia 13/3/2015, sexta-feira, no mesmo teatro houve a divulgação dos dez classificados com um grande show de violeiros convidados, ficando entre eles uma dupla e dois cantores araçatubenses:
Flávio Carvalho, Araçatuba
Flávio Carvalho - Araçatuba-SP
Parreira e Rei do Vale - Araçatuba-SP
Renatinho Violeiro - Araçatuba-SP
Guto Melo e Adriano - Castilho-SP
Altair Reis e Mário Oliveira - Penápolis-SP
Tony Miter e Rodrigo - Penápolis-SP
Reynaldo Fiúri - Ilha Solteira-SP
Samir e Silmar - Ilha Solteira-SP
Rony Souza e Leo Viola - Rinópolis-SP
Tony e Paulo - Birigui-SP


No dia 20/3/2015, sexta-feira, na praça Getúlio Vargas foi a grande final. As dez duplas classificadas se apresentaram, além de convidados, quando foram divulgados os vencedores da etapa: Parreira e Rei do Vale (Araçatuba) e Tony Miter e Rodrigo (Penápolis). Apesar do atraso por causa da chuva, foi um grande espetáculo.

A dupla araçatubense Parreira e Rei do Vale que participou da 30.ª Violeira Rose Abrão (festival autoral) ficou entre as três primeiras colocadas do Brasil na Festa do Peão de Barretos em 2013. Os dois violeiros estão provando que são os melhores da região no gênero.
Renatinho Violeiro, Araçatuba
Na avaliação deste secretário de cultura que acompanhou o festival bem de perto, dois aspectos positivos que lhe chamaram a atenção: 1) o festival valorizou a música raiz, chegando ao gênero sertanejo, mas não passou pelo forró universitário; 2) o profissionalismo da TV Record Rio Preto. Nada improvisado, tudo planejado e cumprido.

Assim, Araçatuba naqueles 20 dias (de 25/2 a 20/3) não saiu da telinha da Record e a música sertaneja de Araçatuba e região teve um alento, foi valorizada. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Araçatuba-SP

2 comentários:

Helioi Ninha disse...

Boa Tarde...
Xará!...

Parabéns, pelo apoio ao evento e supervisionado pela Secretaria de Cultura de Araçatuba, e Parabéns também aos vencedores que tem como
participação o meu amigo Parreira.
Abçs...
Ninha

Hélio Ninha disse...

Mais um vêz...Boa tarde !...
Xará...

Há...lembrando ainda que, há muito tempo atrás, acreditando na antiga parceria e na carreira, convidei o Parreira, da Dupla Parreira e Douradinho (in-memorian)... cantar na meu evento (quermesse), no Bairro Villela...
Nesta oportunidade, desejo a dupla muito sucesso. Abçs..
Hélio Ninha