AGENDA CULTURAL

24.3.15

Dez músicas para afastar o baixo astral

Revista Brasileiros
O Brasil não vive um bom momento político e econômico. Tem gente que quer que a presidente saia. Tem gente que quer que a presidente fique. No Sudeste falta água. No Norte, sobra, com as cheias do Rio Acre. O mundo também não vai bem: o Estado Islâmico degola cabeças, o Boko Haram sequestra centenas de crianças, os Estados Unidos ameaçam a Venezuela enquanto crianças morrem de sede e fome na África. Aqui em São Paulo, até os últimos dias foram tristes, chuvosos, nublados, ainda que muita gente enxergue e elegância neste clima dito “paulistano”. De qualquer forma, esta sexta-feira (20) é a data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Felicidade. Não que você seja obrigado a ser feliz, mas quem sabe ouvir dez músicas sobre as diversas facetas do que é felicidade – como nós fizemos abaixo – pode te ajudar. Ainda que as coisas ao redor sigam tristes:
Pharrell Williams – Happy (2014)Até a manhã desta sexta-feira, o clipe de Happy, do norte-americano Pharrel Williams, tinha 608 milhões de visualizações no Youtube e um incontável volume de vídeos de casamentos, aniversários, encontros, festas, reuniões ou de simples pessoas de vários países que a escolheram para ser a trilha sonora dos seus momentos alegres. Em questão da mistura música e felicidade, eis o que há de mais novo.
Bobby McFerrin – Don’t Worry, Be Happy (1988)O cantor norte-americano Bobby McFerrin, de 61 anos, autor de Don’t Worry, Be Happy, a música sobre felicidade mais entoada em praias e acampamentos de formatura da história do mundo moderno, disse em 2011 que não suporta cantá-la. Ele afirmou também que não acreditava que a canção chegasse ao topo da Billboard, a principal parada de sucessos dos Estados Unidos. “Me cansei de cantá-la ao vivo”, disse ele. Podia ser mais alegre.
Cidinho e Doca – Eu só quero é ser feliz (1995)Mais incrível que perceber o tanto de versões que esse “clássico” funk carioca possui em diversas redes sociais, é lembrar que “Eu só quero é ser feliz”, da dupla Cidinho e Doca (!), foi composta em 1995 (!!!). Não há uma festa alegre que não a toque.
Assis Valente – Alegria (1951)Existe algo mais alegre que que esse refrão: “Alegria pra cantar a batucada/ As morenas vão sambar/ Quem samba tem alegria/ Minha gente era triste, amargurada/ Inventou a batucada/ Pra deixar de padecer/ Salve o prazer, salve o prazer”? Respondemos por você: não, não existe.
Gonzaguinha – O que é, o que é (1977)A música mais clássica sobre alegria que um ser humano já compôs. Ponto.
Dom Salvador & Elis Regina – Uma vidaUma Vida, composição de Dom Salvador (leia entrevista http://brasileiros.com.br/2011/11/som-dom-e-raca/) e do letrista Arnoldo Medeiros, foi registrada em Som, Sangue e Raça (saiba mais:http://brasileiros.com.br/2013/09/salve-dom-salvador/), único álbum do Abolição, noneto liderado Salvador, que participou, em 1971, do programa Elis Regina Especial. No vídeo abaixo, a Pimentinha divide vocais com Luís Carlos Batera – ela entra no empolgante refrão “Alegria / Alegria / É manhã de um novo dia”, e segue cantando na estrofe “Vou andar onde o amor levar / Vou descobrir a vida / Vou construir meu lar / Eu vou sair de mim / Quero me encontrar / Sei que vou ser feliz / Meu dia chegará!”. Felicidade embalada com soul.
Zeca Pagodinho – Deixa a vida me levar (2002)Uma música que foi tema de uma das últimas novelas em que o famoso apresentador Osvaldo Sargentelli participou, no núcleo “popular” (O Clone, TV Globo, 2002), que toca em qualquer churrasco de lage que se preze e foi trilha da última Seleção Brasileira que conseguiu ganhar da Alemanha em uma Copa do Mundo merece ser lembrada em uma lista de músicas alegres.
Martinho Da Vila – Canta Canta Minha Gente (1974)
A junção do sambista que mais ri do que canta com uma música que manda a tristeza “pra lá” é uma ótima lembrança para ouvir em um dia criado para a felicidade.
The Turtles – Happy Together (1967)
Com o lançamento de clássicos como Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles, The Piper at The Gates of Down do Pink Floyd, Their Satanic Majesties Request dos Rolling Stones, e do primeiro álbum do The Doors, o ano de 1967 foi definitivamente marcado pela ascensão do psicodelismo. A viagem foi geral e, claro, os rapazes do The Turtles não ficaram de fora. Carro-chefe do álbum de mesmo nome, também de 1967, Happy Together é uma ode ao amor como uma das personificações da felicidade. Curiosamente a música, que fez enorme sucesso nos EUA e na Europa, foi composta por dois amigos dos músicos do Turtles, Garry Bonner e Alan Gordon, que jamais tiveram a felicidade de emplacar um hit com a própria banda, o The Magicians.
Michael Jackson – Happy (1973)
Tá, te entendemos se você lembrar do Michael Jackson ainda criancinha, cantando inocentemente sobre a felicidade, sentimento que ele tanto proporcional enquanto esteve vivo. Mas ainda que você fique triste pelo fim trágico dele, vai se alegrar por ele ter existido.


Nenhum comentário: