AGENDA CULTURAL

13.3.15

Projeto Faces Históricas em atividades culturais no Thati Coc Araçatuba

Neste sábado, 14/3/2015, das 9 as 12

Texto de Amauri Zanforlim



A convite da direção do THATHI COC, Unidade Araçatuba que está localizada na Avenida Pompeu de Toledo, 75, no centro da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro (secretário) e Henry Mascarós (diretor), o Projeto Faces Históricas por seu idealizador Amauri Zanforlim e da arquiteta e artista plástica Shirley Omori estarão apresentando neste sábado, 14 de março de 2015, das 9h as 12h, uma mostra de pinturas do Projeto que é composto de mulheres (nesta mostra) da história de Araçatuba e Birigui.

A apresentação acontecerá dentro da nova programação escola que visa a valorizar a cultura e ampliar os conhecimentos na comunidade.

São 50 pinturas de autoria da artista Shirley Omori, mas que pertencem aos acervos perpétuos de Birigui e Araçatuba, conforme prevê as leis municipais das duas cidades. Um painel já exposto no local auxiliará as crianças a conhecerem um pouco mais as histórias das mulheres de Araçatuba, Birigui e região.

Em Araçatuba, a lei 7.612/14 de autoria do vereador Dr.Jaime José da Silva e a lei 5.640/13 de autoria do vereador Wlademir Antonio Zavanella.

Ambas as leis preveem o projeto Faces Históricas que recebem em doação as pinturas das famílias históricas. As pinturas são doadas ao acervo público e depois mantidas de forma perpétua com a finalidade de resgate histórico das iniciativas e pioneirismos nas cidades.

Atualmente, o Projeto Faces Históricas já doou através das famílias ao acervo de Birigui e Araçatuba conforme preveem as Leis Municipais um total de 218 pinturas – sendo 174 de Birigui em 3 anos do projeto e 44 em Araçatuba em um ano. Em Birigui, o projeto entrou em sua quarta etapa de trabalho em busca de acervos através das pinturas e em Araçatuba o trabalho entrou em sua segunda etapa neste ano de 2015.




Cada cidade terá pelo menos 5 etapas ou cinco anos der trabalho até que todos pioneiros ou fundadores de instituições comerciais ou sociais sejam pintados e pelo projeto, doados ao acervo público.

A finalização do trabalho em cada cidade será concluída com a publicação de um livro com todas as biografias anexadas a uma réplica da pintura doada ao acervo.
O material escrito serão doados às bibliotecas públicas, inclusive de escolas particulares.

CONVIDAMOS A TODOS CONHECEREM O PROJETO FACES HISTÓRICAS QUE HOJE ESTÁ EXPOSTO NO MAAP – MUSEU ARAÇATUBENSE DE ARTES PLÁSTICAS E EM BIRIGUI NA BIBLIOTECA PÚBLICA DR. NILO PEÇANHA.

Saiba mais:

http://www.sebcoc.com.br/thathi/historia


Da esquerda para a direita: Cláudia Lago, coordenadora de eventos; Mislene Assis, Coordenadora do Ensino Fundamental; Marjorie Angeli, coordenadora do Período Integral; Shirley Omori, artista plástica; Hélio Consolaro, secretário de cultura de Araçatuba; Gabriel Guimarães, diretor geral do SEB THATHI COC, Aparecida Gregorutt e Henry Mascaros, diretor de cultura de Araçatuba. 

Na segunda-feira, 16/3/2015, 15h, estive na escola Thathi Coc, como secretário municipal de Cultura de Araçatuba,  para parabenizar o diretor Gabriel Guimarães por ter sediado a exposição Faces Históricas. Diretores e professores demonstraram preocupação com a formação integral dos alunos, com grande ênfase para as artes. 

Nenhum comentário: